Começo o post de hoje com a seguinte pergunta:
Como você sabe que este texto foi escrito por um ser humano e não por um computador?
O próprio Alan Turing propôs um teste completo para responder essa pergunta. Nos dias de hoje, esse tipo de coisa já não é mais impossível, estamos no auge da era dos chatbots, que são robôs capazes de conversarem como um ser humano (na maioria das vezes). Esses bots não são uma tecnologia nova, ela existe a mais de 20 anos. Tudo começou com os telefones, com mensagens pedindo se você quer recarregar seu celular e hoje estão nos mais diversos lugares te auxiliando no dia-a-dia.
Onde eu poderia utilizar um chatbot?
O chatbot pode ser utilizado em muitos aplicativos. Entre eles, o Facebook e Whatsapp por exemplo. A maioria dos aplicativos de conversação também possuem essa alternativa de aplicação. Em sites e páginas de suporte também são muito utilizados.
Também é possível fazer uso dos chatbots para automatizar suas vendas. Um exemplo: Você está conversando com um amigo e no decorrer da conversa, você recebe mensagens de uma pizzaria divulgando a promoção da noite.
Por que eu deveria fazer uso de chatbots?
O seu cliente entra em contato com você e já recebe uma resposta, que pode ser a solução de um problema ou dúvida. Dessa forma, a situação não fica bloqueada até que alguém consiga responder, e não é necessário que a empresa dependa de funcionários 24 horas por dia. E caso o chatbot não consiga responder, pode ser configurado um aviso que será dado um retorno mais breve possível para que o usuário saiba que terá uma resposta.
É possível criar meu próprio chatbot?
Claro que sim! Algumas ferramentas podem facilitar a sua vida. Existem APIs completas que realizam processamento de Linguagem Natural. Por exemplo as APIs do Watson (IBM). O Watson é um super-computador com inúmeros micro serviços que você pode utilizar por um certo valor. Este serviço utiliza inteligência artificial para aprender com as conversas, para responder melhor das próximas vezes.
Dica: Algoritmo de Classificação Naive Bayes
A própria Microsoft possui um criador de chatbots: o BotBuilder. O Facebook também entrou na onda com os Messenger Bots. Também bastante interessantes.
Já é possível perceber que existe um aumento de sites e aplicativos que utilizam chatbots para atender seus clientes e a tendência é que ocorra um aumento exponencial da utilização dessa tecnologia.
Você se lembra da pergunta feita no início deste post? Bom desta vez não foi um computador mas da próxima quem sabe.
Se você gostou do post de hoje e quer continuar se atualizando sobre o assunto, assine o nosso blog!