Sites de busca: o que são e como dominar buscadores


Guilherme de Bortoli

Por   

 12/06/2024 
 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Não é à toa que dediquei a última década para tornar a Orgânica uma das maiores agências de SEO do Brasil: é na Internet que o dinheiro se concentra — e quem a domina se coloca anos-luz à frente da concorrência!

No passado, quando eu ainda era apenas um estudante de Marketing, a Internet prometia guardar as chaves que abririam as portas para as vendas em números recorde em um futuro que parecia distante.

Só que em um ritmo mais acelerado do que todas as previsões esperavam, o futuro já está aqui — e não sobram dúvidas de que o cenário virtual é o melhor (senão o único) jeito de explorar todo o potencial de crescimento de um negócio!

Essa oportunidade se concentra especificamente em cima de um hábito que tomou o planeta: a popularização dos sites de busca — locais nos quais qualquer pessoa, em qualquer lugar e em qualquer situação social, tem a oportunidade de obter:

  • Respostas para dúvidas;
  • Soluções para problemas;
  • E facilitações para desejos.

Vim explicar neste texto qual é a importância do Marketing Digital para a sua empresa nos sites de busca, e como você pode aplicar algumas dessas ferramentas para garantir a sua fatia desse mercado bilionário!

Passo a passo para migrar o modelo de comunicação da sua empresa do off para o online

Onde seus clientes procuram respostas?

Nem sempre as pessoas dividem com os amigos ou com os familiares as ambições mais pessoais que nutrem — e elas com certeza não anunciam os próprios problemas a torto e a direito na esperança de esbarrar com o conselho de um desconhecido no mundo físico.

Só que na Internet é exatamente isso o que acontece!

As pessoas fazem perguntas íntimas na tentativa de entender os próprios comportamentos, buscam formas de alcançar desejos secretos e caçam soluções para problemas que elas jamais teriam a coragem de dizer em voz alta, porque os sites de buscas oferecem:

  • Privacidade;
  • Objetividade;
  • E infinitas possibilidades.

Também chamados de mecanismos de busca, sites como o Google, o Bing e o Yahoo tornam realidade uma ideia inesperada: eles reúnem conhecimentos de pessoas reais do mundo inteiro, divididos por toda a Internet, em um só lugar!

Sem que ninguém precise saber, eu, você ou os seus clientes podemos encontrar:

  • O passo a passo para aprender qualquer coisa;
  • Entretenimentos personalizados aos nossos gostos mais incomuns;
  • E a experiência de pessoas que já passaram por uma situação parecida com a qual vivemos agora — e que decidiram dividir com o mundo o que elas aprenderam.

Sites de busca são tão fundamentais na rotina moderna que a expressão "Dr. Google" (antes usada com sarcasmo pelos profissionais da saúde para advertir pacientes hipocondríacos dos perigos da autodiagnose) agora é levada a sério — especialmente porque a maioria das pessoas que procuram por sintomas de doenças na Internet costumam estar mais certas do que erradas, aumentando as chances de obterem os tratamentos apropriados antes que seja tarde!

Se as pessoas confiam as próprias vidas procurando pelas opiniões e pela expertise de terceiros na Internet, você acha que elas deixarão de pesquisar:

  • Qual é a direção para o shopping mais próximo?
  • Qual é o melhor restaurante para comer nessa noite?
  • Quais são os melhores produtos para as necessidades delas?
  • Quais são os serviços mais adequados para os objetivos que almejam?
  • E quais empresas, dentre as centenas de opções, parecem mais capazes de entregar essas soluções?

Não é à toa que a Alphabet (empresa-mãe do Google) é uma das companhias mais lucrativas do mundo: todo mundo se volta para ela quando precisa tomar uma decisão!

Se você quiser o tipo de sucesso que a Internet pode te oferecer, você precisará não apenas fazer com que o seu negócio surja na frente dos clientes no instante em que eles procurarem por respostas para as perguntas que fazem.

Você também precisará convencê-los de que você sabe do que está falando — e de que, por conta disso, a sua marca é a escolha certa na hora de fechar negócio!

Dica: Como vender mais com branded content (conteúdo de marca)?

A importância do Marketing em sites de busca

Tudo que envolve o Marketing Digital é crucial quando a gente fala de vender mais pela Internet — principalmente quando o assunto são os sites de busca!

A Internet é um espaço democrático no qual empresas menores ou menos experientes podem se vender como as melhores soluções quando em comparação com o seu negócio (mesmo que, na prática, elas deixem infinitamente a desejar).

Isso acontece porque, para lucrar na Internet, as empresas só precisam de um elemento para chamar a atenção das pessoas: uma narrativa!

A atenção é o bem mais valioso do cenário virtual porque ela é capaz de conduzir um desconhecido pela jornada de compra (até que ele seja convencido a se tornar cliente) e as plataformas competem violentamente para capturar a atenção dos usuários por causa disso!

Só que o único jeito de capturar a atenção de alguém — ao ponto de fazer uma pessoa clicar em um conteúdo que passa voando enquanto rola a página de resultados do Google, por exemplo — é criando uma narrativa.

O nome é autoexplicativo, já que em uma narrativa você conta a história da jornada do herói (da pessoa do outro lado da tela) partindo de uma vítima das circunstâncias para alguém que, com a ajuda do seu negócio, encontra:

  • Uma resposta (um entendimento que não tinha antes);
  • Uma solução (uma resolução prática que parecia inalcançável);
  • Ou um facilitador (uma ponte para algum prazer imediato).

O Marketing Digital é uma metodologia multidisciplinar que abrange os conhecimentos técnicos de como funciona a tecnologia dos mecanismos de buscas, assim como também explora os mecanismos que levam alguém a fazer uma busca por si só:

  • Partindo do SEO (algo que explicarei daqui a pouco);
  • Passando pelo entendimento da psicologia humana;
  • Para culminar no aumento das vendas!

A compreensão psicológica do público ideal leva à criação de conteúdos personalizados para fazer com que desconhecidos se sintam conectados à sua marca.

Já a sua marca, que publica materiais relevantes e capazes de serem encontrados pelos algoritmos nas buscas dessas pessoas no momento de maior vulnerabilidade delas (que é o momento da dúvida), faz com que elas tenham a impressão de que a sua empresa é capaz de cuidar das necessidades delas!

Essa conexão é mais imediata (e até menos frágil) do que a conexão entre amigos no mundo físico (que nem sempre são honestos uns com os outros) e é tão íntima que essas mesmas pessoas se escondem na privacidade dos banheiros para fazerem as perguntas mais cabeludas que carregam (mas com a confidencialidade garantida) para os sites de buscas!

Direcionar os seus esforços para ser encontrado pelo público perfeito no instante em que ele mais precisa é o que o Marketing Digital é capaz de fazer por você — e com quase 6 milhões de pesquisas sendo realizadas por minuto (totalizando 8.5 bilhões por dia), fica difícil dizer que essas afirmações são um exagero.

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Como funcionam os algoritmos de busca

Assim como aparecer nos primeiros resultados das buscas com materiais pouco relevantes para os usuários não garante a conversão deles em compradores, ter as respostas mais valiosas, o produto mais incrível ou o serviço mais útil, vale pouco se eles não são encontrados na Internet pelo público certo.

Quando falo que o Marketing Digital é uma metodologia multidisciplinar, quero dizer que o entendimento da psicologia do seu público é tão importante quanto a compreensão da tecnologia que leva as informações que ele procura quando ele mais precisa — e ambas, juntas, criam uma estratégia de vendas eficaz na Internet!

Nem todos os fatores que decidem qual conteúdo será exibido nos sites de busca (e em qual posição será mostrado) são conhecidos: esse é um segredo de bilhões de dólares!

Mas dentre os elementos conhecidos que aumentam as chances de um material ser exibido para mais pessoas, acho importante citar:

  • A autoridade do site no qual o conteúdo foi publicado (e para qual o resultados das buscas encaminhará o usuário no final das contas);
  • Autoridade essa que é construída sobre um histórico de conteúdos de qualidade (realmente úteis) publicados pela sua marca na Internet por um longo período de tempo;
  • E a relevância do tema do conteúdo para o tipo de busca sendo feita (que é definida pelas palavras-chave, que acabam por dar pistas sobre a intenção da busca ou sobre o resultado que o usuário espera dela).

Por parte desses fatores serem um segredo valioso para os mecanismos de buscas (que retém o monopólio a partir do uso dessa tecnologia para a veiculação de anúncios), é normal haver mudanças drásticas no processamento dos algoritmos que definem a classificação dos resultados das pesquisas.

Tais mudanças servem para assegurar que os conteúdos sempre serão mais valiosos para os usuários do que o abuso das técnicas de Marketing Digital (como o SEO) praticado por agências ou indivíduos com o objetivo de enganar clientes (prometendo resultados imediatos, mas nada sustentáveis) e fazer dinheiro rápido.

O único jeito de assegurar a estabilidade do curto ao longo prazo (e praticamente imune às mudanças radicais dos algoritmos nos mecanismos de buscas) é levando em consideração o lado psicológico que complementa o uso tecnológico do Marketing Digital: o entendimento do seu público ideal e o capricho no conteúdo que você divide — mesmo quando a sua intenção final é simplesmente vender!

Dica: [Resenha] Marketing de Conteúdo: a moeda do século XXI

Como dominar os motores de busca

De forma curta e grossa, podemos simplificar o papel do Marketing Digital no sucesso do seu negócio na Internet como:

  • A narrativa que guia o seu público ideal a se tornar uma clientela pagante;
  • Atendendo todos os objetivos da sua empresa ao solucionar as necessidades da sua audiência;
  • Sem se tornar robótica, superficial ou pouco autoritária se comparada com os concorrentes do seu nicho;
  • Através de ferramentas, tecnologias e estratégias voltadas para fazer a sua marca ser encontrada nas primeiras posições dos buscadores;
  • Sem abusar de técnicas genéricas (ou duvidosas) para continuar no topo, mesmo após as alterações dos algoritmos;
  • E acessada pelo tipo de audiência com o maior potencial de se tornar compradora!

Apresentarei as técnicas mais populares do Marketing Digital que, quando bem planejadas e executadas, são capazes de equilibrar o conhecimento técnico com o entendimento humano que traz os verdadeiros resultados!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Com SEO

SEO é a sigla para "Otimização para os Mecanismos de Buscas" — do inglês "Search Engine Optimization".

Como o nome aponta, toda tecnologia ou técnica voltada para melhorar o posicionamento da sua empresa nas pesquisas do seu público na Internet fica sob essa metodologia do Marketing Digital!

Essa é a pedra angular do seu sucesso na Internet — composta pelos elementos que descreverei logo abaixo.

Pesquisa de palavras-chave

Os termos que o seu público usa para encontrar respostas na Internet são chamados de palavras-chave — e para escolher as mais funcionais, você precisa conhecer o seu público e o seu nicho.

Ao entender a psicologia das pessoas na sua audiência ideal (quais são as dúvidas, os medos e os desejos delas), você poderá prever quais palavras-chave elas usarão para buscar pelas perguntas às quais só a sua empresa tem as respostas — e, possivelmente, as melhores ofertas!

Otimização de conteúdo

Mas se engana quem pensa que o sucesso está garantido ao encher um conteúdo com as palavras-chave perfeitas às custas de outros elementos importantes para a experiência do usuário!

Quando o algoritmo avalia um site ou um conteúdo para ser posicionado nos mecanismos de busca, ele leva em consideração não só o SEO, como também a forma pela qual ele é aplicado na página — tudo pensado pela perspectiva de um ser humano de verdade!

Significa que quanto mais claras e organizadas estiverem as suas publicações (e com as palavras-chave e os links adicionados de forma fluída ao contexto do material), maiores serão as chances desses conteúdos parecerem agradáveis para os seus visitantes.

Consequentemente, eles agradarão os algoritmos que decidem a posição do seu site nos resultados das buscas!

Capriche nos títulos principais, divida os conteúdos extensos em subtítulos descritivos, crie meta descrições (os textos que aparecem nos resultados) que instiguem a atenção sem fazer promessas falsas para os seus visitantes, e adicione imagens ou vídeos com descrições em texto para pessoas que não podem enxergar ou para quando as mídias não abrirem após o carregamento do site.

Se estiver claro e valioso para um ser humano de verdade, o seu conteúdo com certeza será valorizado pelos sites de buscas — e o bom senso anda de mãos dadas com o SEO!

Dica: 20 técnicas de SEO para conquistar as primeiras posições 

Link Building

Autoridade leva tempo para ser construída: ela acontece através de conteúdos de qualidade publicados periodicamente pela sua empresa!

Mas e se você pudesse pegar emprestada a autoridade de marcas com uma reputação já estabelecida na Internet para impulsionar a sua credibilidade para os algoritmos — você pegaria?

Link Building é a estratégia que visa a aceleração da autoridade do seu negócio ao otimizar os links internos (dentro dos seus conteúdos) e adquirir links externos (de fora da sua página, mas que apontam para ela) com as indicações de marcas confiáveis!

SEO Técnico

Enquanto o SEO voltado para a construção e a exibição do conteúdo leva em consideração o que as pessoas de verdade (e os algoritmos) podem ver nas suas páginas, o SEO Técnico otimiza os aspectos invisíveis do seu site.

Algumas dessas melhorias envolvem a aceleração do carregamento das suas páginas, a catalogação correta dos seus links na Internet, e a implementação de mapas em XML capazes de esclarecer (e turbinar) a apresentação do seu site para os algoritmos!

Com Mídia Paga

Enquanto o SEO tenta maximizar a disseminação orgânica da sua marca na Internet, a Mídia Paga (a estratégia dos anúncios pagos) pode dar o merecido empurrão que a sua página precisa para ficar popular muito mais rápido!

Ao investir em publicidade nos sites de busca, você pode mirar cirurgicamente no público melhor qualificado para comprar a ideia que a sua empresa representa.

Mostrarei abaixo algumas das modalidades de anúncios mais famosas, então não pisque!

Mídia paga e mídia orgânica: Guia completo para conciliar as duas

Google Ads

Já pensou em surgir na frente de todo resultado orgânico das pesquisas no Google pagando uma taxa acessível? É propriamente para isso que serve o Google Ads: a plataforma de publicidade da gigante das buscas!

Com o Google Ads, você pode escolher o público ideal para visualizar as suas ofertas, pagar apenas pelos cliques que receber, e controlar o seu orçamento para evitar cobranças surpresa ao exibir os seus anúncios no topo dos resultados orgânicos!

É uma das formas mais eficazes de pegar emprestada uma parcela significativa do alcance colossal do Google para a concretização dos objetivos da sua empresa!

Anúncios de Display

Outro jeito de pegar emprestada a influência de outras marcas é através dos Anúncios de Display, exibidos nos sites e nas redes sociais parceiros de empresas como a Google (que tem uma rede de aliados que se estende dos textos em blogs até os vídeos no YouTube)!

Publicidade em Redes Sociais

Para complementar o alcance das suas estratégias de buscas, a sua marca também pode usar as opções de publicidade disponibilizadas pelas redes sociais (como o Facebook e o Instagram, que pertencem à Meta), nas quais é possível segmentar o público usando dados objetivos, e evitar surpresas no consumo da sua verba para a publicidade — assim como acontece no Google Ads!

Dica: 10 estratégias de Marketing Digital para investir para ontem

Com Marketing de Conteúdo

Tudo que envolve o equilíbrio entre o planejamento que visa atender os objetivos financeiros do seu negócio com a conexão que a sua marca precisa criar com o público para nutrir um relacionamento com ele, mora sob o Marketing de Conteúdo!

Essa criação estratégica desempenha um papel importantíssimo na construção da autoridade do seu negócio na Internet com o bônus de envolver a sua audiência e fazê-la desejar a sua marca como um todo — indo muito além dos produtos ou serviços que oferece!

Algumas das ações mais exploradas pelo Marketing de Conteúdo têm a ver com:

Criação de conteúdo de qualidade

Lembra que conteúdo de qualidade é objetivo, bem organizado, com SEO aplicado e realmente útil para o seu público ideal? São essas características que tornam a sua marca uma referência no seu nicho — e são esses elementos que a criação de materiais prioriza no Marketing de Conteúdo!

Blog posts

Um dos jeitos mais fáceis de manter um diálogo com o seu público, multiplicar as chances do seu negócio ser encontrado nos sites de buscas pelo SEO, e de converter curiosos em compradores pela nutrição de um relacionamento, é através das publicações de artigos no blog da sua empresa!

Quando as pessoas buscam por referências na Internet, elas esperam encontrar originalidade — que é a representação de uma voz confiante e confiável.

Já a originalidade é composta pela maneira com que a sua marca usa da experiência de mercado que só ela tem, e aplica uma personalidade ao jeito pelo qual comunica essa sabedoria!

Além de atrair todos os curiosos para o seu site através de uma curadoria completamente autoral que gera tráfego orgânico e vitalício, um blog humaniza o seu negócio ao quebrar a barreira entre a empresa e o consumidor para assumir a postura de uma amiga para um parceiro — que é precisamente o sentimento que uma pessoa em dúvida tenta preencher ao pesquisar por soluções na Internet!

E-books e materiais ricos

Um passo além das publicações no blog são, por exemplo, os e-books: versões mais extensas e completas dos temas já apresentados no seu blog.

Esse tipo de conteúdo agregado tem valor porque os seus visitantes encontram todas as informações que precisam em um documento só ­— que, normalmente, é oferecido em troca de uma informação de contato (como um e-mail) que converte um desconhecido em lead (cliente em potencial) ao fazer com que ele se apresente para você!

Justamente por ser um conteúdo mais longo, pelo qual as pessoas estão dispostas a adquirir em troca da permissão da sua empresa entrar em contato direto com elas, é chamado de "material rico": funciona como um ímã, atraindo e instigando as pessoas a saírem de uma relação passiva (de consumo de conteúdo) para o tipo de proatividade que quase sempre termina no fechamento de uma venda!

Vídeos e imagens

Os algoritmos são tão inteligentes (e levam tão a sério a experiência do usuário que estará consumindo o seu conteúdo) que tanto as imagens quanto os vídeos têm um peso enorme na hora de posicionar e indicar as suas páginas para os clientes em potencial!

Além de conseguirem compreender o tom da mensagem (e a relevância dela por conta disso), os algoritmos prezam por gráficos e vídeos altamente informativos e com potencial de gerar uma ação no visitante — o que leva ao engajamento através de um compartilhamento, por exemplo.

É por isso que não adianta usar qualquer imagem só para quebrar um longo bloco de texto: é preciso garantir que os visuais preencham ou complementem as lacunas de informações apresentadas por escrito!

Por mais automáticos que sejam os processos de indexação da sua página, eles são sensíveis o suficiente para separar uma mídia que só preenche espaço, de uma que é muito mais impactante (e relevante) para o processo de satisfação de um usuário. Não se esqueça disso.

Técnicas de indexação para potencializar os resultados de seu blog e gerar vendas

Mais dicas para gerar tráfego em buscadores

E já que falei de engajamento, tenha em mente que mais do que manter a sua marca à vista, o que você quer é fazer o público agir — especialmente se na direção dos objetivos da sua empresa!

De maneira geral, evite que a sua marca dê a impressão de ser uma entidade fria ou distante (a não ser que esse seja o tipo de comportamento que o público espera dela) e instigue participação nos seus seguidores ou visitantes.

Mantenha atualizadas as informações dos seus perfis na Internet. Faça com que o seu atendimento ao cliente seja exemplar. Peça por opinião e peça para que o seu público compartilhe o seu conteúdo.

Dê toda informação que os seus clientes precisam de bandeja, sem que eles tenham que se mexer muito para encontrá-las, e sempre tenha uma página para direcionar as pessoas com dúvidas!

Quanto mais direta, específica e fácil de ser compartilhada a sua mensagem for, maiores serão as chances dos seus conteúdos e ofertas gerarem o tráfego que você precisa para vender mais — e continuar crescendo!

Você está lidando com pessoas de verdade!

O fato de elas estarem procurando por soluções na Internet diz muito sobre o papel que elas esperam que a sua empresa atenda na vida delas — então use o Marketing Digital para ser tudo isso e muito mais!

Dica: O que é Branding e como criar conexões entre público e marca

Conquiste o topo nos mecanismos de busca!

Deixei claro o quanto o Marketing Digital e o SEO para os sites de busca vão muito além de encher uma página com palavras-chave e torcer para essa "estratégia" dar certo, não deixei?

O planejamento que leva ao sucesso é muito mais quente, personalizado e instigante do que as pessoas têm sido ensinadas a fazer quando o assunto é vender mais pela Internet — afinal, você não está vendendo para robôs!

Para aumentar a visibilidade da sua marca e alcançar os resultados que você realmente espera, você precisa criar um plano que:

  • Leve em consideração o que os seus clientes procuram nos sites de buscas;
  • Entenda por que eles fazem essa busca na Internet em vez de no mundo físico;
  • Compreenda como a sua marca sacia essa falta ou facilita o desejo dos seus clientes;
  • Usa do SEO para apresentar a sua empresa aos algoritmos;
  • Impulsiona os seus esforços orgânicos com Mídia Paga;
  • E que nasce a partir do Marketing de Conteúdo!

Aqui no blog da Orgânica, eu e o Rodolfo Benetti já explicamos em detalhes como funcionam todos os processos que resumi neste texto, então convido você a explorar com a gente — totalmente de graça!

Eu quero ver você alcançando o sucesso no Marketing Digital assim como eu, há mais de 16 anos, alcancei o topo e o dividi com os meus clientes pela Orgânica!

Se tem uma coisa que eu aprendi nessa jornada é que existe espaço para todo mundo na Internet — e o público merece saber que o seu negócio existe!

Os sites de busca são o melhor jeito de alcançar esse objetivo, então não perca tempo e fale com um dos nossos especialistas!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.