Gerar leads se tornou uma das maiores obsessões dos novos empresários. Você conhece essa expressão e sabe a importância dos leads para o seu negócio? De forma resumida, o mercado mudou e o consumidor possui novas exigências na hora de consumir produtos e serviços.
Pense na sua concorrência: quantas novas empresas do mesmo segmento surgiram e estão competindo diretamente com você pela atenção do mesmo público alvo? Esse aumento considerável de novas empresas faz com que o consumidor passe a ter novos parâmetros no momento de decisão da compra — e, para se destacar nesse meio, a melhor forma é gerar leads e nutri-las até o momento da compra.
Você quer investir, mas ainda não sabe exatamente quais os benefícios? Não se preocupe, separamos um pequeno guia para você!
Por que investir em gerar leads?
A geração de leads é uma forma mais simples e eficaz de preparar o público para a compra do seu produto ou serviço. O lead nada mais é do que uma pessoa que demonstrou interesse no conteúdo que você oferece na internet, quer uma solicitação de orçamento ou até mesmo um contato direto com o setor de vendas para saber condições de pagamento.
De modo geral, é uma pessoa que demonstrou interesse pela sua empresa de forma voluntária — sem aquele discurso imperativo ou com ações invasivas para conquistar a atenção do público.
Gerar leads reduz o custo com vendas
Quando você tem pessoas buscando a sua empresa de forma voluntária, sem grandes investimentos em captação de clientes, o custo com vendas acaba diminuindo.
A geração de leads vem trabalhar justamente isso: fazer com que as pessoas despertem o interesse pela sua empresa de forma independente, seja por meio de um conteúdo em blog, e-book ou algum outro tipo de material ou proposta disponibilizada via web.
O custo de aquisição de clientes, nesse caso, tende a diminuir consideravelmente. Principalmente se a sua empresa investe em marketing de conteúdo ou Inbound Marketing, a geração de leads por meio de material rico se torna prioridade, fazendo com que cada vez mais oportunidades valiosas cheguem para a equipe de vendas.
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!
Otimização do processo
Gerar leads é também entender o funil de vendas pelo qual seus clientes passam. Quando você começa a trabalhar esse funil de uma forma mais próxima, é possível analisar quais são os momentos de maior gargalo e dificuldade desses leads até realmente concluírem a venda — ou onde está a dificuldade de fidelização dessas pessoas dentro da sua empresa.
Com esse acompanhamento mais minucioso sobre como funciona e o que esperar de cada etapa do funil, é possível otimizar o processo, uma vez que você saberá identificar exatamente onde estão os erros, e terá capacidade estratégica para desenvolver ações de melhoria.
Aumento das conversões
Quando um usuário vira lead, ele não está necessariamente pronto para o momento de compra. Na verdade, a grande parte dos leads ainda está no estágio do topo do funil. A geração de leads permite, no entanto, trabalhar todas esses leads para levá-las até o momento de compra.
Se feita uma nutrição de leads eficaz e bem elaborada, é possível aumentar o percentual de conversões da sua empresa, aumentando diretamente a lucratividade e o sucesso!
Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Basta entrar em contato conosco!