Como fazer uma pesquisa de persona que impulsiona resultados


Guilherme de Bortoli

Por   

 15/05/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

A pesquisa de persona é responsável por identificar o retrato mais fiel do cliente ideal de uma marca para que as abordagens de Marketing sejam personalizadas e criem uma conexão emocional.

Mas, para chegar até essa fotografia, é preciso compreender uma série de questões, como suas dores, desejos e necessidades.

Então vamos entender as principais etapas para uma boa pesquisa de persona e qual sua importância nas estratégias de Marketing do seu negócio?

Vem comigo!

"Guia completo: Como entender quem realmente é o cliente da sua empresa "

Por que fazer uma pesquisa de persona?

A pesquisa de persona permite que você, além de conhecer os seus clientes ideais mais profundamente, também se conecte com eles de forma mais profunda.

Imagine tentar vender um casaco de inverno para alguém que vive em um clima tropical. Seria como jogar dardos no escuro, sem qualquer esperança de acertar o alvo, certo?

Por isso, compreender a fundo a sua persona ilumina o caminho, facilita a criação de campanhas de Marketing e direciona a oferta de soluções que irão resolver, de fato, as dores dessas pessoas.

Portanto, lembre-se do que eu digo: não subestime essa etapa. Ela garante que suas mensagens atingem a pessoa certa, no momento certo e da maneira mais autêntica possível!


Como criar uma persona? Significado + Exemplo com Template

Como montar uma persona

Para construir personas que, de fato, melhorem sua estratégia de Marketing, é importante seguir um processo bem definido.

Vamos entender agora quais os principais passos para montar uma persona, de forma completa e aplicável:

Identificação de fontes de dados

Para começar, é interessante identificar quais são as fontes de dados disponíveis.

Ou seja: onde estão as informações sobre seus clientes atuais, como o histórico de compras, informações demográficas (renda, localização, etc.) e comportamentais.

Além disso, entender os dados de mercado, realizar pesquisas de opinião e analisar a concorrência são passos importantes nessa etapa.

Para facilitar, ferramentas como SimilarWeb, Semrush, Google Keyword Planner e Ubersuggest podem ser úteis para coletar e organizar esses dados de maneira eficiente.

Dica: 7 dicas para fazer uma boa análise da concorrência

Realização de entrevistas

Nada substitui o poder das conversas cara a cara!

Por isso, entrevistar clientes já existentes, ex-clientes e outros em potencial é um passo importante para obter informações realistas sobre suas necessidades, preferências e desafios.

Para essa etapa, quanto mais você conhecer o seu produto, maiores as chances de fazer as perguntas mais estratégicas e adequadas à sua pesquisa.

Mas tome cuidado para não enviesar a conversa, hein?

Análise dos dados

Com os dados coletados e as informações das entrevistas em mãos, é hora de analisar!

Procure identificar padrões, tendências e pontos em comum nas respostas para entender melhor seu público-alvo e fazer a segmentação necessária.

Algumas ferramentas de análise de dados, como Google Analytics, Looker Studio e o Facebook Audience Insights podem ajudar a extrair insights práticos ​​dessas informações.

Planilha Perfil de Cliente Ideal (ICP)

Criação e validação dos perfis

Com base nos dados coletados e analisados, você conseguirá criar personas mais detalhadas que representem cada um dos diversos segmentos de público do seu negócio.

Nas avaliações, você pode até chegar à conclusão de que existe mais de uma persona. Isso é normal!

Lembre-se, apenas, de que a persona precisa ser a mais real possível, além de ser fácil e rapidamente compreendida pelas suas equipes de Marketing e vendas.

Por isso, é importante validar com dados reais sempre, garantindo sua adequação com a realidade. Se precisar, você pode realizar pesquisas adicionais ou obter feedback diretamente dos clientes.

Atualização constante

Assim como o mercado, sua empresa e as personas também mudam. Portanto, é preciso atualizá-las com novos dados para garantir que permaneçam relevantes ao longo do tempo.

Fique atento às alterações de comportamento do seu público-alvo para garantir que todas as suas estratégias de Marketing permaneçam alinhadas com as expectativas!

Dica: Conheça o Content+Performance: a metodologia da Orgânica!

Perfil Ideal de Cliente (ICP) e Persona: template gratuito

Pois é, saber quem você está tentando alcançar transforma completamente a maneira como você se comunica e vende! 

Por isso, tenho uma ferramenta que pode ser um divisor de águas para o seu negócio: nosso template gratuito de Perfil Ideal de Cliente (ICP) e Persona.

Nós usamos ele aqui na Orgânica e eu posso te garantir que ajuda demais! Faça sua cópia agora e comece a transformar os dados em ações que trazem resultados!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

A importância dos dados reais

Como vimos, é importante que sua persona reflita a realidade, por isso, a autenticidade dos dados é tão importante.

Ao baseá-las em informações verdadeiras, você pode ter confiança de que suas estratégias de Marketing serão direcionadas a atender as expectativas e as dores do seu público.

Por outro lado, usar dados sem fontes confiáveis leva a sérios problemas.

Primeiramente, informações não verificadas costumam não representar o seu público-alvo, levando a decisões de Marketing equivocadas.

Como consequência disso, você cria campanhas que não conectam com sua audiência, desperdiça tempo e recursos e faz o seu ROI despencar!

A tecnologia, então, também pode ser sua aliada ao realizar uma boa pesquisa de persona.

Tecnologia a favor da pesquisa de persona

Veja abaixo as principais maneiras de usar ferramentas nesse processo:

  • Plataformas de pesquisa online: como SurveyMonkey, Typeform ou Google Forms, para criar questionários e coletar dados de forma rápida. Elas permitem personalizar as perguntas de acordo com suas necessidades e alcançar um grande número de pessoas;
  • Ferramentas de análise de dados: como o Google Analytics, que oferecem informações sobre o comportamento dos usuários em seu site através do tempo de permanência, páginas mais visitadas e origens de tráfego;
  • Ferramentas de monitoramento: como o Hootsuite, o Mention e as redes sociais para acompanhar os comentários sobre sua marca. Assim, ajudam a entender mais sobre os interesses e preocupações do seu público, auxiliando a criação de personas;
  • Plataformas para entrevistas online: como Zoom, Microsoft Teams ou Google Meet, podem ser usadas para realizar entrevistas com clientes. Além disso, grupos online, como o FocusGroupIt, permitem coletar dados qualitativos de forma rápida;
  • Ferramentas de automação de Marketing: como RD Station, HubSpot ou Mailchimp, ajudam a segmentar seu público com base em dados demográficos e comportamentais.

Suas personas devem ser reais!

A dica mais importante que eu te dei aqui com certeza é: não invente dados. Basear-se na realidade é importantíssimo para o sucesso!

Então, nesse processo de compreender quem é o seu público-alvo, invista tempo e esforço na criação de persona com informações verdadeiras e colha os frutos de estratégias de Marketing mais inteligentes!

E, se quiser uma ajuda especializada para isso, não deixe de aproveitar o nosso diagnóstico gratuito de Marketing Digital para obter orientações personalizadas para o seu negócio!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.