A busca por novas técnicas que possam aumentar os lucros faz parte da rotina de qualquer empresa. Afinal, o desenvolvimento contínuo é um objetivo comum. Nesse cenário, surgem práticas baseadas em conceitos que, outrora, eram utilizados com outras finalidades. Assim nasceu o storytelling para negócios, por exemplo, cujas origens remetem à literatura.
De maneira similar, os jogos foram inseridos no meio corporativo como forma de auxiliar as corporações a obter melhores resultados. É justamente esse o foco deste texto. Aqui você aprenderá o que é gamificação e como isso pode trazer benefícios para os seus funcionários e clientes. Confira!
Afinal, o que é gamificação?
Pinturas rupestres confirmam que os jogos existem desde os primórdios. Assim, um dos primeiros registros são os jogos de pião. A seguir vieram os jogos de dados, cartas e tabuleiro. Mais recentemente, RPG, games de computador e em dispositivos móveis. Por fim, essa prática migrou para o ambiente comercial.
Dessa maneira, a gamificação consiste na utilização de preceitos dos jogos para estimular a execução de tarefas, engajar pessoas, resolver problemas, incentivar a cooperação e aprender. O ser humano tem uma tendência natural a sobressair-se ante a desafios e demonstrar superioridade em competições. Eis o principal motivo do sucesso do método.
Dica: Como usar o marketing de recompensas no funil de venda
Por que usar a gamificação?
A gamificação pode trazer diversos benefícios para os negócios, independentemente do nicho. Vejamos o exemplo do mercado de tecnologia. O Dropbox premia o usuário com armazenamento gratuito em troca de tarefas de divulgação da marca. O Duolingo cria rankings e concede medalhas para encorajar as pessoas a aprenderem novos idiomas.
Até mesmo o Waze, popular aplicativo de GPS, bonifica os motoristas por indicações de problemas no trânsito, estimulando a colaboração. Também existem diversos cases de produtos: a Red Bull realizou uma campanha na qual o usuário deveria postar fotos no Facebook consumindo o energético. Aquele com o maior número de likes seria premiado.
O Starbucks tem seu próprio programa de fidelidade, no qual os usuários recebem informações e ofertas exclusivas de acordo com a pontuação no aplicativo. Em eventos, essa estratégia também funciona muito bem. Empresas como a Jokerman e a Coca-Cola são famosas por ações sazonais, nas quais o usuário é desafiado e pode ganhar prêmios. Essa atividade, é claro, incentiva a interação com a marca.
Branding, vendas, capacitação de funcionários... A gamificação certamente pode trazer benefícios de diversas formas.
Dica: Instagram para negócios: 4 dicas para usar a ferramenta na sua estratégia
Como implementar essa metodologia em uma empresa?
Por mais que pareça impossível, você pode começar a implementar a gamificação na sua empresa hoje mesmo. Em sua palestra no TED Talks, a game designer da Blizzard, Jane McGonigal, explica como as recompensas instigam a colaboração. No mais famoso jogo massivo de interpretação de jogos online do mundo, o World of Warcraft, milhões de jogadores se reúnem para cumprir missões.
Então, que tal implementar metas coletivas que representem premiações para a equipe? Essa técnica também pode ser utilizada para aproximar os clientes da marca. Você pode, por exemplo, criar um programa de pontuação para clientes fiéis com descontos, brindes e benefícios.
O mesmo vale para divulgação. Campanhas específicas que sugerem o engajamento e compartilhamento no ambiente digital podem aumentar o poder da sua marca. Basta usar a criatividade e colher os frutos da gamificação!
Pronto! Agora você já sabe o que é gamificação e está preparado para começar a utilizar esse conceito na sua empresa. Quer planejar ações de sucesso com o apoio de uma agência de Marketing Digital? Fale com um de nossos especialistas ou acesse nosso guia abaixo!