Antes da expansão do acesso à internet, os consumidores tinham menos opções para realizar uma compra. As vendas eram feitas, na grande maioria, em lojas físicas, e a localidade era um grande limitador, tanto para o público como para as empresas.
Porém, com a praticidade de encontrar produtos em qualquer loja on-line do mundo, tornou-se mais difícil conquistar a preferência dos clientes. Nesse contexto, o marketing de defensores tem se mostrado um grande potencial para as marcas, ajudando na fidelização e atração de novos clientes.
Se você deseja saber tudo sobre esse tipo de marketing, continue a leitura e aplique as dicas no seu negócio!
O que é marketing de defensores?
Antes de explicar o conceito desse tipo de marketing, vamos voltar um pouco no tempo. Sem os recursos que a internet proporcionou, as principais formas de marketing eram por meio de anúncios em jornais, rádio ou televisão e anúncios impressos. Esses tipos de publicidade, apesar de ainda existirem, tinham grandes limitações e resistência do público.
Então, começaram a surgir as redes sociais e o grande compartilhamento de informações na internet. As pessoas começaram a utilizar as plataformas para, entre outras coisas, demonstrar sua satisfação ou não com determinadas marcas.
Dica: 5 dicas para gerar leads qualificados usando as redes sociais
As empresas enxergaram um grande potencial para acompanhar a resposta do público, avaliar oportunidades e otimizar seus recursos. Com o grande alcance das mídias, surgiram os influenciadores digitais, reconhecidos por uma legião de seguidores e capazes de promover marcas e produtos com rapidez e eficiência.
Contudo, apesar de ser uma estratégia bastante eficiente, essas pessoas ainda têm ligação com a marca e, por isso, não conseguem passar total credibilidade ao público nas indicações e defesas. Logo surgiu o marketing de defensores.
Quando uma pessoa utiliza algum canal de comunicação para externar sua opinião sobre a marca, essa indicação ganha confiabilidade, pois o usuário não tem nada a ganhar com aquilo; pelo contrário, coloca sua reputação em jogo.
Nesse tipo de marketing, além de indicar, os consumidores podem defender a empresa em uma possível discussão.
Então, as empresas enxergaram no marketing de defensores uma forma de promover suas soluções a partir das opiniões de seus clientes, atraindo e fidelizando consumidores.
Dica: A importância do Marketing Digital para o sucesso de um empreendimento
Como fazer o marketing de defensores?
Para criar um bom programa de defensores da marca, é preciso planejamento e trabalho. Para que alguém defenda a sua empresa, ela deve ter uma ótima experiência de usuário. Lembre-se de que esse marketing não pode ser patrocinado ou perde a legitimidade.
Então, o foco precisa estar em todos os pontos de interação dos clientes com a marca. Seja no site, seja nas redes sociais, chat on-line, ligação telefônica, qualquer que seja a interação do usuário com a empresa, suas expectativas devem ser superadas.
Quer saber o passo a passo para começar seu programa de Marketing de Defensores? Inscreva-se no Webinar abaixo!
Para conseguir defensores é preciso acompanhá-los. Então, você deve conhecer bastante o seu público, suas necessidades e expectativas. Invista no atendimento personalizado e seja envolvente.
Além disso, ajude os seus defensores. Quando uma empresa cria conteúdos relevantes, constrói um site otimizado e está presente nas redes sociais, os defensores têm materiais para embasar sua posição. Divulgue e facilite o compartilhamento de informações.
Faça um planejamento de Marketing Digital para a sua empresa. Para saber como começar, clique no banner abaixo!
Qual a importância desse marketing?
Como afirmamos, o grande potencial do marketing de defensores está na credibilidade e na possibilidade de ter defensores em vários pontos e situações.
Em uma pesquisa feita pela Nielsen, 83% dos entrevistados disseram que confiam plenamente em indicações de pessoas conhecidas e 66% disseram que têm essa confiança mesmo em quem não conhecem, mas fazem a comunicação on-line. Esses dados mostram a grande importância de obter essas indicações.
Então, como alguns benefícios, o marketing de defensores pode:
-
obter feedback dos clientes para melhorar os produtos e serviços;
-
conquistar autoridade para a marca;
-
aumentar o conhecimento da marca.
Dica: Descubra como usar o marketing de conteúdo para fortalecer sua marca!
Como vimos em nosso artigo, o marketing de defensores representa um grande potencial para as empresas. Aprimorando a experiência do usuário, uma marca consegue obter evangelizadores, que podem atrair novos consumidores, aumentar o conhecimento da empresa e agir como reais defensores nos mais diversos canais de comunicação.
Tendo foco nos clientes e preocupando-se com as suas experiências, o resultado será o sucesso do seu negócio.
Agora que você já conhece o marketing de defensores, conheça tudo sobre Inbound Marketing!
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!