Você já se perguntou como a inteligência artificial ajuda sua empresa? Essa é uma das maiores dúvidas que os gestores da atualidade têm!
Afinal, são muitas as aplicações que podem ser usadas, como a introdução de um chatbot, a otimização de um processo e até mesmo a realização de tarefas razoavelmente complexas.
Vale destacar que existem inúmeras tendências em inteligência artificial para empresas que já estão sendo implementadas por diversas organizações, como aponta o novo relatório Zendesk CX Trends 2023.
A pesquisa revelou que 60% das empresas da atualidade já usam chatbot para melhorar a experiência de compras do cliente. Porém, o uso da inteligência artificial nas companhias não para por aí!
Vou te mostrar como ela ajuda sua empresa a se destacar no mercado, apresentando 5 aplicações práticas que você pode adotar. Confira!
O que é a inteligência artificial?
A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de algoritmos e sistemas capazes de executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana para serem realizadas.
Ela busca criar máquinas capazes de aprender, raciocinar, perceber e tomar decisões, sendo construída com base em algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem que o sistema aprenda e melhore por conta própria, conforme é exposto a mais dados.
Essa tecnologia é usada em uma ampla variedade de aplicações, incluindo análise de dados, reconhecimento de voz e imagem, robótica, sistemas de recomendação, entre outras.
Como a inteligência artificial ajuda sua empresa?
A inteligência artificial pode ajudar sua empresa de diversas maneiras, como, por exemplo:
- Tendo uma maior eficiência na análise de dados;
- Automatizando processos;
- Personalizando a Experiência do Cliente;
- Detectando fraudes;
- E, até mesmo, melhorando a qualidade do produto ou serviço oferecido.
Análise de dados
A inteligência artificial pode ser usada para coletar, processar e analisar grandes volumes de dados em um curto período de tempo, viabilizando uma tomada de decisões com base em insights valiosos.
Automação de processos
Também é possível, com a ajuda da IA, automatizar tarefas repetitivas e rotineiras, como o processamento de pedidos, o gerenciamento de estoque e o atendimento ao cliente, contribuindo para reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Dica: Tudo sobre Automação de Marketing e Inbound Marketing!
Personalização
Com a IA, é possível personalizar a Experiência do Cliente oferecendo recomendações com base em dados de compras anteriores e preferências, melhorando assim a satisfação do cliente e acarretando em um aumento das vendas.
Detecção de fraudes
A IA também é muito útil para detectar padrões e comportamentos suspeitos em transações financeiras e alertar a empresa sobre possíveis fraudes, evitando prejuízos que poderiam acontecer caso não houvesse esse alerta.
Melhoria da qualidade
O seu uso também serve para monitorar processos e identificar oportunidades de melhoria, contribuindo para que a empresa identifique e corrija problemas rapidamente.
5 aplicações práticas da inteligência artificial
Agora que você já viu o que é a inteligência artificial e como ela é capaz de ajudar a sua empresa a se destacar no mercado, confira 5 aplicações práticas:
1. Chatbot para negócios
Um chatbot é uma ferramenta de inteligência artificial geralmente programada para responder perguntas comuns dos clientes e realizar outras tarefas automatizadas.
A sua implementação reduz significativamente o tempo de resposta para perguntas simples, melhorando a eficiência do atendimento ao cliente.
Inclusive, a IA pode ser usada para treinar o chatbot para reconhecer e responder a perguntas complexas e mais personalizadas. Um exemplo é o processamento dos pedidos de clientes.
Nesse caso, ele coleta informações como o nome e o endereço de entrega, e processa o pagamento do pedido. Ele também pode ser usado para fornecer informações sobre produtos e serviços, respondendo a perguntas frequentes.
O resultado disso é uma melhora na satisfação do cliente, já que as informações necessárias estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana!
Veja só um exemplo da própria Orgânica:
2. Colaboração entre setores
A inteligência artificial também contribui para melhorar a colaboração entre os setores de uma empresa, permitindo que eles trabalhem juntos de forma mais eficiente e produtiva.
Por exemplo, é possível usá-la para coletar e analisar dados de vendas, para que o setor de Marketing adapte sua estratégia para melhor atender às necessidades dos clientes.
Outro exemplo é o uso de um sistema de IA para traduzir automaticamente mensagens entre equipes que falam idiomas diferentes. Dessa forma, a comunicação entre os setores é simplificada e a colaboração facilitada.
Dica: Funil de vendas em Y: como conectar Inbound e Outbound?
3. Otimização de processos com IA
O uso da IA pode se estender também para a otimização de processos empresariais e melhoria da eficiência operacional.
Para exemplificar, imagine que um sistema de IA seja usado para prever a demanda por um produto, permitindo ajustes em seus processos de produção. Como consequência, a empresa terá um estoque mais eficiente, e usará melhor o seu capital de giro.
Além do mais, a IA pode ser usada para otimizar a cadeia de suprimentos, prevendo problemas e identificando oportunidades de melhoria em cada etapa do processo.
Dessa forma, os gestores conseguem ajustar seus processos de produção e entrega para atender melhor às necessidades de cada cliente!
4. Predições
Com a inteligência artificial, é possível prever resultados e comportamentos futuros com base em dados históricos e padrões dos clientes da empresa.
Por exemplo, um gestor pode usar um sistema de IA para prever a demanda por um produto em um determinado período, e posteriormente ajustar os processos de produção e estoque, ajudando a organização a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Também é possível usar a IA para identificar padrões de compra e prever quais produtos um cliente estará interessado no futuro. Assim, a empresa pode personalizar sua oferta de produtos e serviços para também atender melhor às necessidades dos clientes!
5. Vendas e Marketing
Por fim, a IA pode ser usada para personalizar a Experiência do Cliente através de um sistema de recomendação de produtos com base no histórico de compras dele e em seus interesses pessoais.
Outra aplicação da IA em vendas e Marketing é a análise de dados. Ela pode ser usada para coletar, processar e analisar grandes volumes de informações em tempo real, identificando padrões e tendências para embasar estratégias.
Dessa maneira, é possível tomar decisões mais acertadas com base em insights valiosos, melhorando a eficiência das campanhas de Marketing e aumentando as vendas.
Como deu para ver, há inúmeras formas da inteligência artificial ajudar sua empresa a se destacar no mercado. Agora é só colocar em prática!
Quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital para isso? Fale com um dos nossos especialistas!