Você já traçou o seu perfil de cliente ideal (ICP) e conhece bem o seu público-alvo, mas sente que ainda falta algo para turbinar suas estratégias de Marketing Digital? Eu aposto que você quer saber o que esse público realmente está buscando na Internet, certo? É aí que entra o Google Trends!
Com ele, você fica por dentro de todas as tendências de busca e pode usar essas informações para melhorar suas ações — principalmente a criação de conteúdo para SEO —, saindo na frente da concorrência.
Interessante, né? Aqui, vou te mostrar como usar o Google Trends para potencializar suas estratégias. Vem comigo!
O que é Google Trends e para que serve?
Primeiro, deixa eu te explicar do começo. O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google, que permite aos usuários descobrir a popularidade de palavras-chave ao longo do tempo e em diferentes regiões.
A ferramenta possibilita que você conheça o comportamento do usuário, mostrando por quais palavras e assuntos ele pesquisa mais. Assim, as agências e profissionais de Marketing podem validar e planejar suas ações de acordo com algumas informações mostradas ali.
Parece simples, mas ele tem um impacto gigante! Por quê? Bom, com essa informação, você consegue ajustar suas estratégias de Marketing Digital de várias formas. Vou listar algumas das principais aqui:
- Monitoramento de mudanças no comportamento de busca do público e picos de interesse em temas específicos;
- Fonte de informação para o Marketing de Conteúdo com a produção de textos, vídeos e outros formatos de acordo com os interesses atuais da sua audiência;
- Otimização de um site, porque palavras-chave em alta atraem mais tráfego orgânico, aumentando a visibilidade e o alcance;
- Melhoria de campanhas de mídia paga, indicando quais termos estão ganhando popularidade;
- Construção das estratégias omnichannel, quando você usa as tendências para integrar as ações em várias plataformas e canais para o público-alvo em diferentes pontos de contato.
Como usar o Google Trends?
Agora, vou te guiar pelo processo de como usar essa ferramenta. Não se preocupe, é super simples! Para realizar pesquisas no Google Trends, siga estes passos:
- Acesse Google Trends e coloque uma palavra-chave no campo de pesquisa principal;
Visão inicial do Google Trends. Fonte: Google Trends.
- Após inserir o termo, ajuste os filtros de acordo com suas necessidades:
Palavra-chave para busca. Fonte: Google Trends.
- Localização geográfica: selecione o país ou região de interesse;
- Período: escolha entre os últimos 7 dias, 30 dias ou 12 meses, por exemplo;
- Categorias: direcione os resultados escolhendo entre áreas como saúde, esportes, tecnologia, etc.;
- Tipo de pesquisa: como web, notícias, imagens, shopping ou YouTube.
Dica: Marketing Digital no Google: tudo o que você precisa saber!
Agora, vamos interpretar os dados:
Decifrando as métricas
O grande diferencial do Google Trends é que ele é uma ferramenta feita pelo “dono dos dados”, que é o próprio Google. Então, isso o coloca em uma posição de “prever o futuro” em diferentes formatos, veja só:
- Interesse ao longo do tempo: mostra a popularidade de um termo de busca em um período. O valor máximo é 100 — alta tendência —, enquanto valores menores indicam menor interesse;
- Como usar: com ele você avalia temas que ganham ou perdem interesse de forma sazonal. Isso é útil para planejar lançamentos de produtos ou campanhas de Marketing no timing certo;
- Interesse por região: informa o quanto aquela palavra-chave é buscada em diferentes regiões ou cidades. Assim, você consegue identificar onde há maior demanda ou interesse por um tema;
- Como usar: você pode usar para criar campanhas regionais com base nos dados de interesse daquele público. Por exemplo, se “tangerina” é mais usado em um local do que “bergamota”, você pode direcionar melhor suas ações de Marketing nessa área;
Mapa do interesse por regiões. Fonte: Google Trends.
- Assuntos e pesquisas relacionadas: são outras palavras ou termos buscados junto com a pesquisa principal;
- Como usar: a sua estratégia de conteúdo e SEO pode incluir essas palavras dentro do campo semântico do texto para atrair um público diverso e, ao mesmo tempo, manter relevância no Google.
Comparando com a concorrência
Agora vem uma dica de ouro: é possível usar o Google Trends também para comparar a popularidade de termos ligados à sua marca e à concorrência.
Para isso, primeiro digite a palavra-chave relacionada à sua marca e clique em "adicionar comparação", colocando o outro termo que desejar. Você pode comparar até cinco ao mesmo tempo!
Por exemplo, vamos comparar “óleo de coco” com “óleo de rícino”, por um período desde 2004 até atualmente, veja só:
Gráfico comparativo de interesse ao longo do tempo para “óleo de coco” e “óleo de rícino”. Fonte: Google Trends.
De cara, o gráfico mostra que a popularidade do “óleo de coco” aumentou a partir de 2007, ultrapassando o “óleo de rícino” e tendo picos de interesse ao longo do tempo.
Isso significa que houve algum evento em 2012 — provavelmente televisivo — que gerou aumento do interesse por esse produto e, com análises assim, conseguimos entender como utilizar cada assunto a nosso favor e qual o impacto das campanhas que usam esses termos no Marketing.
Seguindo com o mesmo exemplo, o gráfico de interesse por região mostra que o termo “óleo de coco” tem um volume de busca superior à “óleo de rícino” em quase todos os estados do país, revelando como a prioridade dessa palavra é forte.
Mapa de interesse por região por “óleo de coco” e “óleo de rícino”. Fonte: Google Trends.
Por fim, como disse antes, as pesquisas relacionadas nos mostram ideias de outras palavras-chave relevantes que podem ser incluídas na sua estratégia de Marketing e SEO.
Identificando oportunidades de conteúdo
E agora vamos para o que eu mais gosto: usar o Google Trends para criar conteúdo relevante. Ao monitorar as palavras-chave mais buscadas, você consegue ter ideias bem legais para guiar suas produções.
Para isso, considere:
- Monitorar palavras-chave para criar conteúdo de valor;
- Ficar atento às pesquisas e assuntos relacionados para descobrir termos do campo semântico interessantes para o seu público. Por exemplo, se você busca "Marketing Digital" e vê que "Marketing Dgital para pequenas empresas" está em alta, crie conteúdos incluindo esses termos ou voltados para esse nicho também;
- Analisar o gráfico de interesse ao longo do tempo para planejar os conteúdos de acordo com o volume de busca, como guias de “presentes para o Natal” no fim do ano ou “dicas de viagens” durante as férias de verão.
Integrando na estratégia de SEO
Outro ponto importantíssimo é otimizar suas técnicas de SEO de acordo com os dados. Veja como fazer:
- Identifique palavras-chave que estão em alta e use-as em títulos, subtítulos, meta-descrição e no corpo do texto para melhorar a visibilidade e alcançar o topo do Google;
- Acompanhe os altos e baixos no gráfico de interesse para ajustar as estratégias e permanecer relevante, considerando as sazonalidades;
- Compare os termos de busca relacionados à sua marca e aos concorrentes para descobrir quais palavras-chave estão atraindo mais atenção;
- Use o Google Trends para descobrir nichos de mercado. Por exemplo, se você observar que uma palavra-chave tem um aumento de interesse em uma região, você pode criar conteúdo para SEO voltado para esse público.
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!
Seja parte da tendência!
Como você viu, aproveitar as tendências de busca é uma estratégia — e tanto — para as ações de Marketing Digital. O Google Trends garante um ótimo direcionamento, que ajuda a manter sua marca alinhada aos interesses da audiência e à frente da concorrência.
Além disso, a ferramenta do Google é uma fonte confiável para guiar suas ações e posicionar melhor seu conteúdo no motor de busca.
Como especialista em Marketing de Conteúdo e vendas, a Orgânica é a parceira ideal para você que deseja explorar ao máximo essas oportunidades. Por isso, fale com os nossos especialistas para dar os próximos passos!