A performance da sua estratégia de Inbound Marketing tem impacto direto nos resultados obtidos pela sua empresa. Então, é essencial que você realize um acompanhamento bastante detalhado das métricas mais importantes deste meio para se certificar de que tudo caminha conforme o esperado. Caso contrário, é preciso se apressar para corrigir o que está errado para não prejudicar seus retornos.
Uma boa estratégia de Inbound Marketing pode gerar excelentes frutos para todo tipo de empresa. É um caminho para trazer leads qualificadas para a equipe de vendas em um volume vantajoso ao mesmo tempo que se utiliza de técnicas sofisticadas para impactar continuamente a audiência com conteúdo relevante que leva à conversão.
Dica: Como gerar leads mais qualificadas para minha equipe de vendas?
Como ter certeza de que seus esforços em Inbound Marketing estão dando certo? Basta acompanhar estes 5 KPIs:
1. Tráfego orgânico
Uma estratégia de Inbound Marketing tira muito do seu sucesso do tráfego orgânico, já que consiste na tentativa de emplacar palavras-chave nos sites de buscas e em demais canais para gerar interesse no público.
Se o seu planejamento foi adequado e corresponde às expectativas do seu alvo, você ganha aí um forte canal de entrada para audiência na sua estratégia.
2. Leads geradas
A geração de leads é o grande foco de uma estratégia de Inbound Marketing e, para ter certeza de que seus esforços estão no rumo certo, é imprescindível monitorar a quantidade de negócios em potencial criados por meio dela.
Para saber tudo sobre leads clique no banner abaixo:
Sem acompanhar este KPI, você fica no escuro a respeito do real valor desta iniciativa e não sabe se são necessários ajustes. A partir das leads geradas, você tem ideia da força das suas estratégias.
3. CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
É a função de uma estratégia de Inbound Marketing oferecer novas oportunidades de negócios para uma empresa. Ao ter o CAC como KPI, você pode ter certeza de que os esforços dedicados à obtenção de leads estão valendo a pena e gerando um retorno superior.
Você deve soar o alerta se o CAC estiver alto e rever as suas estratégias para garantir um equilíbrio mais saudável. Afinal, não é um bom caminho gastar mais com uma lead do que ele acabará gastando com você.
4. ROI (Retorno Sobre Investimento)
Todo departamento e iniciativa de uma empresa precisa ter o seu ROI calculado para ter certeza de que está agregando o valor esperado. O mesmo vale para a sua estratégia de Inbound Marketing: leve em consideração o investimento inicial e o quanto é obtido de retorno a partir das vendas geradas por meio das leads conquistadas graças a esta estratégia.
5. Taxa de vendas sobre leads
É o trabalho de uma estratégia de Inbound Marketing oferecer o máximo de leads possível à equipe de vendas. A partir daí, estes profissionais passam a buscar o fechamento de negócio.
O número de vendas concretizadas neste estágio em relação ao total que foi repassado ao departamento compreende um KPI de grande importância para perceber se estas leads estão qualificadas e se encaixam às expectativas da empresa.
Saiba como aumentamos 600% em vendas através do Inbound Marketing clicando no banner abaixo!
Ao fazer um acompanhamento competente destes KPIs, você consegue enxergar se a sua estratégia de Inbound Marketing está caminhando conforme deveria ou se precisa de ajustes. Trata-se de um trabalho vital observar a evolução dos seus números ao longo do tempo.
O Inbound Marketing conta com diversos mecanismos para trazer o sucesso que você está buscando. Confira aqui no blog a importância do uso correto de palavras-chave para gerar leads e já aproveite para nos conhecer melhor:
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!