Os grandes especialistas em vendas sabem do potencial gigantesco do E-mail Marketing em afetar as pessoas e fechar novas vendas antes mesmo da popularização da Internet!
O que ninguém esperava é que, mesmo com o advento da inteligência artificial e da viralização das redes sociais, o E-mail Marketing continuaria se mantendo como uma das ferramentas mais poderosas no arsenal de Marketing Digital de uma empresa!
O grande benefício dessa estratégia, ainda muito mal explorada pelos negócios (apesar de ser implementada por toda marca que se preze), continua sendo o mesmo desde que ela surgiu — permitir uma comunicação absurdamente mais:
- Direta;
- Personalizada;
- E efetiva na hora de converter um potencial cliente em comprador!
A cada evolução do mundo analógico até o cenário super tecnológico da atualidade, o E-mail Marketing fez mais do que garantir o lugar dele dentre as modalidades mais lucrativas da Internet.
O E-mail Marketing também mostrou que o segredo para vender mais, melhor e de forma previsível no mundo moderno, exige o retorno a uma origem simples:
- Identificar qual é o seu público certo;
- Educá-lo sobre o que a sua marca pode fazer por (ou com) ele;
- E garantir que essa audiência saia desse relacionamento satisfeita com os resultados.
É com o intuito de dividir com você os meus mais de 20 anos de experiência com Marketing para vender tanto quanto água no deserto, que eu dediquei este conteúdo inteiro a responder:
- O que é o E-mail Marketing;
- Quais são os tipos de E-mail Marketing;
- Quais são os benefícios do E-mail Marketing;
- E como fazer o seu E-mail Marketing do jeito certo!
Se você já ouviu em algum lugar que o E-mail Marketing “morreu”, este conteúdo vai servir como um desfibrilador para provar o contrário: que com um pequeno choque de realidade, a sua estratégia será trazida de volta para o mundo dos vivos!
Ou, melhor, para o mundo dos que vendem!
O que é E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é uma estratégia usada no Marketing Digital para enviar mensagens persuasivas para contatos com interesse na marca (ou nos assuntos que ela discute) a nível individual e dentro uma lista de permissão, visando promover:
- Ideias;
- Ofertas;
- Serviços
- Produtos;
- Ou conteúdos!
Assim como o Marketing Digital não é exatamente novo — ele é apenas um Marketing com tecnologias especializadas na captura e no uso dos dados virtuais que dão o sufixo “Digital” a essa disciplina —, o E-mail Marketing é só um nome recente para um velho conhecido: o Marketing de Permissão.
Até mesmo antes de Seth Godin nomear o Marketing Digital como o Marketing de Permissão, a mala direta já realizava essa função décadas antes do surgimento da Internet!
A estratégia de “E-mail Marketing” do passado se resumia a panfletos, revistas e outros materiais gráficos, enviados pelas empresas para os diferentes segmentos do público-alvo com maior potencial para se tornarem clientes (os considerados “leads qualificados” da época) pelo sistema de correios do bairro, cidade, estado ou país!
O que antes se chamava “mala direta” — termo com origem na propaganda direta entre uma pessoa com algo a ganhar da venda e um possível interessado na compra — virou o “E-mail Marketing” quando o meio mais íntimo de se comunicar com outra pessoa se tornou o e-mail em vez das cartas.
“E-mail?! Íntimo?!”, alguém vai perguntar com um tom de ironia, completando: “Como é que o E-mail Marketing pode ser efetivo se ninguém usa o e-mail hoje em dia?”.
É aí que a maioria das empresas erra feio quando o assunto é se comunicar com os clientes em potencial através do E-mail Marketing.
Elas acham que “ninguém” vê o que elas enviam — e é justamente esse pensamento que dá o direito de elas se preocuparem pouco com o que será visto por quem abrir a mensagem!
Falando de quantidade, o fato é que nenhuma conta pode ser criada, em quase nenhuma rede social ou mensageiro instantâneo, sem o uso ativo de uma conta de e-mail.
Nem mesmo a ativação de um dispositivo novo pode ser completada sem a adição de um endereço de e-mail para registrar os dados da conta e os aplicativos que ela utilizará!
No final das contas, ao perder os dispositivos, as pessoas sempre retornam ao endereço de e-mail para recuperarem contas de bancos e coleções de interesses.
Falando de comodidade e segurança, ao viajar para locais com acesso instável à Internet, as pessoas comunicam assuntos importantes preferencialmente por e-mail: o jeito mais confiável de garantir a entrega de uma mensagem para alguém interessado!
E mais do que pelas situações urgentes ou formais, os e-mails são acessados diariamente por 58% das pessoas — e que, por um paralelo curioso, é a mesma proporção de gente com mais foco durante o dia: pessoas capazes de tomar decisões informadas em vez de procrastinar sobre uma dúvida!
A palavra-chave fica em “decisões”: o sinal de que o E-mail Marketing é um jeito de se aproveitar dessas estatísticas e garantir um clique, uma visita ou uma venda, é a pessoa estar abrindo o e-mail antes mesmo dar “bom dia” para o parceiro (ou o cachorro) na cama!
Se antes a mala direta dependia de uma gráfica e de um carteiro para chegar na porta do lead antes de ele verificar a caixa dos correios, um fluxo de E-mail Marketing tem um sistema automatizado para:
- Enviar automaticamente e na hora certa;
- Pegando o lead no momento que ele mais precisa;
- E fazer com que ele tome a decisão mais “natural” naquele momento.
O fundamento do E-mail Marketing é a permissão — porque, sem a permissão (e o e-mail) de um lead para a sua empresa se comunicar com ele, você não terá ninguém com quem falar —, mas, conquistando ela, fica fácil:
- Capturar dados precisos sobre os leads;
- Segmentar os clientes em potencial com altíssima exatidão;
- E personalizar mensagens capazes de despertar uma ação neles (clicar, acessar, baixar, comprar, etc.).
Dominando o E-mail Marketing, é você quem domina essa narrativa — você só precisa saber que tipo de mensagem enviar!
Dica: Como vender mais enviando menos campanhas de e-mail: dicas de segmentação
Tipos de E-mail Marketing
Eu disse ali em cima que o E-mail Marketing é um sistema de envio inteligente de mensagens para os indivíduos dentro da lista de contatos da sua empresa, que estão interessados no produto ou serviço que ela oferece.
O “Marketing” no nome dessa ferramenta indica que um fluxo de mensagens de e-mail dentro dessa estratégia sempre serão adaptados ao nível de consciência de um lead em relação:
- A uma ação por parte dele e sobre algo que seja importante na jornada de compra dele;
- Ao desafio que ele busca resolver com a expertise do seu negócio;
- E à receptividade desse lead em relação às suas ofertas e futuras abordagens.
Quero dizer que as categorias das mensagens variam, podendo cobrir áreas:
- Promocionais: com ofertas, descontos e promoções para incentivar o consumo por parte dos leads;
- Transacionais: para confirmar compras recentes, atualizar contas, ou manter o lead informado sobre as etapas de envio de um produto, ou da aplicação de um serviço;
- Multimídias: envolvendo comunicados e newsletters, atualizações de blogs e outros conteúdos relevantes para o público-alvo dentre os contatos.
Como essa tecnologia faz uma coleta precisa de dados envolvendo o tempo de leitura, a quantidade de aberturas de mensagens, e até o número de links clicados, fica fácil cobrir as áreas mais importantes para o seu negócio com o tipo de mensagem mais personalizada possível para gerar aberturas — ou seja qual for a sua meta!
Não é difícil para um fluxo de E-mail Marketing arrancar conversões — e, por um “fluxo”, quero dizer uma série de mensagens que variam as áreas que cobrem na intenção de iniciar e cultivar um relacionamento com os leads.
Só para você ter uma ideia, um estudo recente apontou que, no ano de 2023, 30% dos profissionais de Marketing de todo o mundo afirmaram que as suas campanhas de E-mail Marketing tiveram uma taxa de abertura que variava entre 10 e 20%. Outros 58% informaram que suas taxa de abertura estava entre 20 e 50%.
A abertura do público a uma mensagem enviada por e-mail é tão grande que não demorou muito para o E-mail Marketing se separar de outras estratégias para ser planejado com atenção extra.
Afinal, é daqui que sai boa parte da renda da maioria dos negócios na Internet!
E-mail Marketing como estratégia de Marketing Digital
Você pode alcançar um percentual maior lucro líquido em cima das estratégias automatizadas de E-mail Marketing — taxa que compete lado a lado com outros tipos de iniciativas manuais em conjunto!
É uma quantidade tão grande, que o Marketing Digital abraçou o E-mail Marketing e fez com que ele funcionasse melhor como nunca ao expandir o impacto e aumentar a eficácia das mensagens com:
- O Marketing de Conteúdo, direcionando os contatos para artigos informativos, vídeos relevantes e palestras digitais (webinars), aumentando o envolvimento do público com a marca;
- As redes sociais, permitindo o compartilhamento de conteúdos cada vez mais personalizados ao tipo de seguidor sendo convertido em comprador;
- O posicionamento da empresa como autoridade de um setor ao compartilhar não apenas as ofertas de produtos e serviços, mas também a paixão por resolver os problemas pelos quais ela se propõe a solucionar;
- E fazendo com que o Sucesso do Cliente seja um reflexo do sucesso da própria marca!
Os benefícios da estratégia de E-mail Marketing
Como se o aumento nas taxas de conversão não fosse um motivo bom o suficiente para alguém como você dar ao E-mail Marketing a atenção que ele merece, tenho outros benefícios para apresentar — todos baseados em décadas de prática!
No que diz respeito a uma estratégia de Marketing Digital vitalícia — que seja sustentável e capaz de atrair, capturar e converter os leads de forma automatizada —, o E-mail Marketing desempenha um papel fundamental para fazer a tática funcionar.
Quando o E-mail Marketing é pensado com estratégia, a sua empresa ganha a oportunidade de experimentar as conquistas (que listei a seguir) como nunca antes!
Começando pela mais importante…
Alcance direto
Diferente dos algoritmos e das políticas de privacidade que mudam o tempo todo nas redes sociais, os seus e-mails são garantidos de chegar diretamente na caixa de entrada dos destinatários!
Além de proporcionar uma maneira eficaz de se comunicar com a sua audiência (seja em massa ou a nível detalhadamente segmentado), você torna a promoção dos seus serviços, ou produtos, imune aos humores das plataformas de terceiros — e garante uma chuva de vendas a cada novo envio!
Efetividade
É justamente por ter um alcance tão direto que a efetividade do E-mail Marketing se torna mais alta do que as outras formas de promover as vendas, oferecendo um ROI (que é o retorno sobre o investimento) excelente!
Essa efetividade é multiplicada ao segmentar o público em grupos para receber diferentes tipos de conteúdos, garantindo a personalização que guia os leads a agirem de acordo com os objetivos financeiros do seu negócio.
O E-mail Marketing também garante que você mantenha a sua empresa relevante diante de cada grupo diferente dentro do público generalizado para o qual ela serve — proporcionando novas oportunidades de venda até para quem já comprou de você!
Dica: Funil de conteúdo: o que é e como aplicar?
Engajamento e retenção
Fidelização é um elemento importantíssimo em uma estratégia de Marketing Digital de sucesso, já que manter os clientes engajados se traduz em:
- Maior lucratividade a médio e longo prazo;
- Melhores posicionamentos do site da sua empresa nos mecanismosfigura de referência no setor de busca e nas redes sociais;
- Novas vendas para antigos compradores.
No que diz respeito a essa retenção, o E-mail Marketing faz com que os leads fiquem grudados à sua marca pelos conteúdos e pelas ofertas que importam para construir um relacionamento duradouro com ela — dentro e fora das mensagens!
Aumento da autoridade da marca
Uma “oferta que importa” é todo conteúdo relevante e valioso para tornar a vida de um cliente em potencial mais informada e mais fácil como consequência!
Ao disponibilizar materiais ricos, como e-books, para a audiência com as maiores chances de comprar o que o seu negócio vende, você posiciona a sua marca como uma figura de referência no setor em que ela atua.
De maneira geral, quanto maior for a influência da sua referência — e quanto mais os conteúdos valiosos da sua empresa surgirem na frente dos clientes em potencial durante a busca deles por respostas para as dúvidas, os desejos e os problemas — maior será a sua autoridade na Internet!
Essa confiança exerce um peso positivo na decisão de compra de todo novo lead que esbarrar com o seu negócio no cenário digital, e também dirá para os algoritmos dos sites de busca qual posição o seu conteúdo merece dentre os resultados das pesquisas globais!
Os fluxos de E-mail Marketing são um jeito de garantir que a expectativa da sua audiência sobre a autoridade do seu negócio será atendida, e que:
- Novas oportunidades de negócio serão geradas e nutridas;
- Os relacionamentos maduros entre os cliente e a sua empresa sejam convertidos em vendas;
- E as vendas já concluídas levarão à geração de novas vendas para as mesmas pessoas.
Facilmente mensurável
Falando em pessoas, uma das principais vantagens do E-mail Marketing é o jeito com o qual ele pode rastrear e analisar as métricas mais detalhadas sobre o seu público.
Você pode saber:
- Qual é a taxa de abertura das mensagens;
- Quanto cliques elas recebem para serem lidas;
- Quantas pessoas acessam os links nas mensagens;
- Qual é a taxa de conversão de desconhecidos para compradores;
- E basicamente qualquer outro dado que descreva o engajamento (ou a falta dele) entre o seu público perfeito e as ofertas do seu negócio!
Alta taxa de conversão
Depois de capturar todos os dados mais importantes sobre o comportamento dos leads, fica fácil aumentar as suas taxas de conversão porque:
- Você sabe muito bem quem é o seu público;
- Entende qual tipo de conteúdo faz ele agir de acordo com os seus objetivos;
- E garante que essa ação seja satisfatória para o cliente também (e não apenas para a sua empresa).
O E-mail Marketing tem uma das taxas de conversão mais altas entre todas as formas de publicidade na Internet porque, quando os destinatários gostam dos conteúdos publicados gratuitamente pela sua marca em uma estratégia de Marketing Digital, e escolhem se cadastrar na sua lista de envios, eles dão permissão para a sua marca entrar em contato com eles!
Essa situação é contrária ao que muita empresa faz: tenta capturar o máximo de e-mails e telefones possível, para abordar pessoas que nunca ouviram falar da marca e que têm pouquíssimo (ou nenhum) interesse no que ela tem para vender!
Já que é o visitante quem escolhe o momento de se tornar um comprador, o Marketing Digital garante que esse lead se sentirá visto, enquanto o E-mail Marketing garante que ele se sentirá ouvido!
O resultado dessa mistura é fantástico: você aponta para um produto ou serviço, e o seu cliente vai lá e compra!
Não deixe o seu E-mail Marketing morrer! (contém ironia)
É óbvio que os benefícios incríveis do E-mail Marketing exigem superar uma série de desafios para se tornarem realidade.
Começando com a barreira mais óbvia: produzir um assunto de e-mail que ganhe destaque na caixa de entrada do lead é uma tarefa para titãs!
Sem falar que apesar de estar imune às políticas de privacidade das plataformas de terceiros (como as redes sociais), a comunicação por e-mail ainda é avaliada pelas regulamentações de privacidade de dados que precisam ser obedecidas a qualquer custo!
Além dessas partes técnicas e burocráticas, ser capaz de despertar uma conexão humana com o lead do outro lado da tela — e fazer com que ele sinta que está conversando com outra pessoa de forma próxima, mas não invasiva — exige certa prática.
Veja a imagem abaixo e considere os seguintes pontos que transformam um e-mail qualquer, em uma peça estratégica de vendas:
- Use um remetente pessoal no endereço de quem envia;
- Crie um título chamativo para fazer alguém selecionar o assunto do e-mail na caixa de entrada;
- Pense no assunto do e-mail como a sua chance de anunciar uma ideia, produto ou serviço, mas de uma maneira sutil e indireta;
- Considere usar uma saudação e uma despedida que demonstrem respeito pelo tempo do lead;
- Capriche na apresentação de fatos, dados, informações e outras variáveis que personalizarão a mensagem ao segmento perfeito para gerar resultados;
- Fale feito gente de verdade;
- E faça testes A/B para descobrir a melhor versão de uma mensagem importante!
Os ingredientes que listei acima são os melhores para trazer o seu E-mail Marketing de volta dos mortos — e dessa vez para acompanhar as suas vendas ao infinito e além!
Explicarei como desenvolver cada um deles no passo a passo logo abaixo!
Como fazer E-mail Marketing: passos de uma campanha
1. Definir seus objetivos
Definir metas claras para a sua campanha garantirá que você saiba:
- Que tipo de segmento do seu público-alvo precisará alcançar;
- E qual ação precisará despertar nele!
Por essa razão, começar o seu planejamento de E-mail Marketing definindo um objetivo com começo, meio e fim, dará a você controle absoluto sobre:
- Os resultados a serem alcançados;
- O tamanho dos investimentos a serem injetados nessa missão;
- E o jeito mais simples de torná-los uma realidade!
O objetivo varia por campanha, que por sua vez são por grupos de mensagens com uma narrativa específica, enviadas na tentativa de levar o cliente em potencial do ponto A para o ponto B.
Esse objetivo pode ser um aumento das vendas, uma maior geração de leads ou a expansão do reconhecimento e da autoridade da sua marca!
Tente se manter focado na realização do objetivo até o final da campanha e use essa definição inicial para comparar os seus resultados e identificar onde acertou e onde deverá melhorar para a próxima tentativa!
O importante é saber o destino aonde você quer chegar — e seguir na direção dele!
Dica: 7 objetivos de Marketing para alcançar
2. Construir sua lista de contatos
Sabendo onde você quer chegar, o próximo passo é construir ou contratar uma plataforma para coletar, armazenar e categorizar os seus contatos de E-mail Marketing!
Um dos jeitos mais fáceis de dar o primeiro passo nessa tarefa é criando um formulário de captura no seu site: uma página ou um elemento no qual o seu visitante poderá se apresentar com ao menos um nome e um endereço de e-mail.
Essa captura também pode ser feita por inscrições deles em webinars, aulas, palestras, ou seminários digitais — além de registros para outros eventos que aconteçam pela Internet, como um simpósio ou uma sessão de vídeo ao vivo!
Como um visitante só se torna um lead depois que dá a permissão para a sua empresa entrar em contato com ele, a possibilidade de converter esse relacionamento em venda só se torna realista depois que você começa a trabalhar a sua lista de contatos.
As estratégias de E-mail Marketing têm todas as ferramentas necessárias para fazer exatamente isso!
3. Escolher uma plataforma de E-mail Marketing
Capturar os primeiros endereços de e-mail na sua lista de contatos não é tudo: você precisa de uma plataforma que ajude você a usá-los!
Muita gente imagina que ao criar um banco de dados com as informações de contatos dos leads, tudo que resta fazer é copiar e colar os endereços no campo de destinatários do Gmail ou do Outlook, e enviar a mensagem em massa.
A realidade é bem diferente!
Para assegurar que os e-mails serão enviados apenas para as pessoas certas, na hora ideal, e com a menor chance da mensagem ser filtrada como spam, é preciso escolher uma plataforma de E-mail Marketing com autoridade no mercado.
Esse gerenciadores de E-mail Marketing costumam fazer parte dos pacotes tecnológicos do Marketing Digital com ferramentas extras para:
- Criar landing pages;
- Analisar o comportamento dos leads;
- Obter informações sobre o desempenho dos conteúdos;
- Gerenciar os dados dos contatos;
- E até gerenciar os dados das vendas!
As marcas que apresentarei a seguir são famosas tanto no Brasil quanto no mundo. Elas são seguras, rápidas e preparadas para garantir que cada mensagem da sua empresa chegará ao usuário que mais importa: aquele que compra!
Comece conhecendo essas três opções excelentes:
- A RD Station;
- O Mailchimp;
- E o HubSpot.
4. Criar conteúdo relevante
Definir objetivos e escolher uma plataforma de envio para construir a sua lista de contatos para E-mail Marketing não significam nada sem conteúdos:
- Valiosos;
- Relevantes;
- E irresistíveis para a sua audiência!
Por ser uma chance tão íntima de entrar em contato com um lead, não sobram muitas chances para errar no conteúdo da mensagem enviada para ele.
Sabendo disso, mantenha em primeiro plano qual conteúdo corresponde ao interesse de cada segmento do seu público que as mensagens serão enviadas!
Capriche nos títulos dos assuntos dos seus conteúdos para despertar atenção, mas não alimente polêmicas ou minta sobre o material contido no e-mail.
Na verdade, quanto mais autêntica for a sua mensagem, mais cliques a sua empresa despertará simplesmente por ser quem é — e esse é o tipo de resultado que o E-mail Marketing se torna capaz de gerar para negócios como o seu!
5. Testar e otimizar
Há pouco eu falei sobre fazer testes A/B nos e-mails: um jeito simples de veicular duas versões de uma mensagem, mas com apenas uma diferença de uma para a outra, para descobrir qual versão se sai melhor!
Não há melhor lugar na Internet para fazer esse tipo de teste de preferência do que no E-mail Marketing!
Saber o que agrada o seu público permite que o conteúdo e o layout se fundam em um só, unificando a experiência de consumo de conteúdo por parte do lead (que começa com ele abrindo o e-mail) com o ato de compra natural (de guiá-lo à urgência de fechar negócio imediatamente após uma narrativa relevante para ele).
Com testes A/B, você pode testar todo tipo de coisa para criar um e-mail (ou um anúncio) com a menor taxa de rejeição — e a maior taxa de conversão — mexendo em detalhes como:
- O assunto das mensagens;
- O melhor horário para envio;
- Diferentes subtítulos;
- Diferentes CTAs (chamadas para ação);
- E outros elementos estruturais para otimizar o desempenho da sua campanha!
Falando em desempenho…
6. Analisar os resultados
É indispensável que a sua equipe fique de olho nas maiores métricas das suas ações de E-mail Marketing:
- A taxa de abertura;
- A taxa de cliques;
- E a taxa de conversão.
Sem registrar essas taxas, você não terá nenhum comparativo realista sobre como as suas estratégias e investimentos estão trazendo os resultados que deveriam (ou não).
Pior ainda: não saberá como ajustar os esforços atuais para poupar recursos e multiplicar os resultados ao mesmo tempo!
A maioria das plataformas de Marketing Digital registra todo tipo de evento importante na construção das métricas que informam os resultados que você precisa saber para tomar as escolhas certas, mas resumindo brevemente:
- Ao analisar a sua taxa de abertura, você entenderá tanto o que impede alguém acessar o assunto da sua mensagem, quanto o que faz alguém preferir por acessá-lo;
- Ao identificar o que gera mais cliques (clique e toque são a mesma coisa nesse caso, só para você saber), te levará a entender o que causa reações na audiência;
- E ao aumentar a sua taxa de conversão, será sinal de que algo na sua mensagem terá influenciado o aumento de gente fazendo a ação que a sua marca pede no corpo da mensagem: acessar, saber ou comprar!
Analisando os resultados, você terá um informativo completo sobre quais conteúdos produzir em seguida para alcançar os objetivos que ficaram pendentes da última vez ou ir além dos recordes batidos anteriormente.
O E-mail Marketing é uma ferramenta extraordinária para isso porque é verdadeiramente pessoal — único e intransferível!
Tendências para o E-mail Marketing
Quando a gente fala de tendências, comece sabendo que tudo que as pessoas previram para o E-mail Marketing estava errado — com exceção de quem dizia que a ferramenta se tornaria assustadoramente lucrativa, que foi o que aconteceu!
Com isso às claras, saiba que as previsões de sucesso — e as evoluções — do E-mail Marketing como uma estratégia para aumentar as vendas, apontam para um futuro poderoso!
A começar pela implementação da inteligência artificial: agora os algoritmos podem analisar milhões de micropontos de comportamento, em microssegundos, sobre a maneira com a qual um lead consome a sua mensagem!
Conseguir diferenciar uma mensagem escrita por um robô e uma escrita por um familiar querido, se tornará uma tarefa cada vez mais difícil — isso é um fato! No que diz respeito aos crimes, essa é uma notícia terrível.
No que diz respeito às modalidades de vendas éticas e reguladas como o Marketing Digital, essa personalização só faz bem para o cliente sair satisfeito desse relacionamento:
- Tendo as respostas que precisa;
- Sempre que precisar;
- E explicadas de uma maneira que ele entenda.
A otimização, e um design cada vez mais responsivo, marcarão o lugar do e-mail como uma extensão do mundo físico: quase como uma gaveta na mesa de trabalho do escritório, onde você guarda tudo de importante, mas conectada ao mundo inteiro durante 24 horas por dia — e cabendo no bolso!
Essas ultra tecnologias também podem automatizar um enorme fluxo de trabalho que hoje cai por cima das suas equipes humanas e as impede de fazer o que elas fazem de melhor: vender de verdade!
Ficar de olho nessas transformações é um desafio complicado, uma vez que novas ferramentas surgem o tempo todo e o E-mail Marketing evolui em uma velocidade mais acelerada do que jamais vista antes.
Uma das soluções que recomendo em um caso pelo qual planejar o E-mail Marketing seja uma tarefa inconcebível para o seu time no momento, é contratar uma agência feito a Orgânica como parceira.
Deixar que alguém fique de olho nessas tendências — e as aplique no seu negócio sem que você precise gastar recursos com isso — maximiza os seus resultados (e sempre ao menor custo possível)!
Dica: Como a Orgânica usa ferramentas de inteligência artificial
Vá além da caixa de entrada!
O E-mail Marketing não está morto!
Quem está morto é o meu desejo de não tentar convencer gente inexperiente no Marketing Digital a:
- Saber que o E-mail Marketing tem mais a ver com se relacionar com um lead de forma profunda do que a ferramenta de e-mail em si;
- Entender que há tipos promocionais, transacionais e multimídias nos fluxos de E-mail Marketing e que esses tipos se misturam na longa jornada de relacionamento com os clientes;
- Mas, que se resumem a benefícios que não podem ser encontrados em outras modalidades, como o alcance sem depender de terceiros e as taxas de conversão mais altas da Internet!
Se as minhas dicas para abocanhar essas táticas forem complicadas demais para acompanhar aqui no blog, recomendo que você faça nosso Diagnóstico + Consultoria de Marketing Digital grátis.
O processo é feito com especialistas aqui da Orgânica — todos escolhidos a dedo por mim — para você garantir que está usando as melhores ferramentas disponíveis para crescer:
- Mais;
- Melhor;
- E de maneira perene!
Entre em contato e garanta o seu lugar dentre as empresas mais lucrativas da Internet! Eu, e os milhares de futuros fãs da sua marca, estamos esperando por você!