Olá! Guilherme de Bortoli por aqui. Bora crescer?
Se você chegou até aqui, podemos apostar que o Marketing Digital já faz parte dos planos da sua empresa. Quem sabe você já tenha até contratado uma agência para gerenciar suas campanhas, mas o sonhado sucesso em marketing ainda não chegou, certo?
Além de não enxergar o retorno esperado, você não consegue nem mesmo analisar onde estão os gargalos. Uma situação que incomoda cada vez mais, ainda mais se você é daquelas pessoas fascinadas pelos números, planilhas e gráficos.
Se a descrição que fizemos até aqui fez sentido para você, fique tranquilo. Você está no lugar certo! Tenho experiência com o investimento em marketing, e aqui na Orgânica Digital podemos te entregar os resultados esperados. Melhor, preparei este post para já te ajudar na mensuração de suas campanhas, para que seja possível colher resultados ainda melhores.
Listei aqui os 6 pontos mais importantes para você analisar se sua agência está, de fato, entregando resultados dentro da estratégia de Marketing Digital adotada. Confira!
Dica: Qual a importância da análise de métricas para sites?
1. Taxa de conversão
Não importa se você vende diretamente pela internet ou se sua empresa apenas usa os canais digitais para a geração de leads. Em ambos os casos, não é o número absoluto de vendas ou leads gerados que importa, mas sim o percentual de visitantes do seu site que compraram seu produto ou fizeram um cadastro.
A taxa de conversão é justamente a métrica que vai indicar, de um total de visitantes em uma página ou site, qual percentual executou a ação que você considera sua conversão — neste caso, a compra ou cadastro como lead. Para calculá-la basta dividir o número de conversões pelo total de visitantes do mesmo período. Quanto maior essa taxa, melhor para o seu negócio.
2. Taxa de conversão para oportunidades
Oportunidade é o nome dado para os leads que já passaram por toda a jornada do cliente com a sua empresa, foram qualificados e já possuem um potencial muito maior para se tornarem clientes. São essas as pessoas que vão receber contatos da sua equipe de vendas, pois a chance de comprarem é muito maior do que no caso dos leads recém-cadastrados.
Como já mencionei, não faz sentido olhar apenas para os números absolutos. Para mensurar a eficácia do seu trabalho é preciso medir qual o percentual dos leads que se transformam em oportunidades. Assim como no caso anterior, para calcular basta dividir o total de leads gerados pelo número de oportunidades criadas no período.
3. Custo por lead
O orçamento disponível para o departamento de marketing é um dos valores que merecem mais atenção na estratégia da empresa. Afinal de contas, é o bom gerenciamento desse recurso que vai garantir o cumprimento das metas estabelecidas pela direção do negócio.
Como o próprio nome já diz, esta é a métrica que mostra qual o investimento necessário nas ações e campanhas para gerar cada novo lead. Para calcular, basta dividir o valor investido pela empresa pelo total de leads gerados no período.
Dica: O que o investimento em comunicação diz sobre o crescimento das empresas?
Ela pode ser calculada também pensando na conquista de novos clientes. Nesse caso, passa a ser chamada de CAC, ou Custo de aquisição de clientes, e mostra quanto a empresa gasta para adquirir cada novo cliente.
O cálculo é o mesmo, basta substituir o número de leads pelo número de vendas efetuadas. Com essa métrica, você pode avaliar se os seus gastos na atração estão compensando com bons resultados ou mesmo identificar se é preciso reorganizar os investimentos e planejamentos do seu negócio para encontrar o modelo ideal.
Quer saber como calcular o CAC da sua empresa? Conheça nossa planilha gratuita e planeje como aumentar seus lucros!
Uma maneira de reduzir o seu custo por lead — ou mesmo de aquisição de clientes — é investindo, por exemplo, em estratégias de Inbound Marketing. Assim, você terá todo um trabalho voltado para a nutrição e monitoramento desse lead, conseguindo identificar facilmente em qual estágio cada usuário está, podendo personalizar cada vez mais as ações e, dessa forma, torná-las mais efetivas.
4. Ticket médio
Junto com o custo de aquisição de clientes existe outra métrica que tem relação com o outro lado financeiro da empresa: a geração de receita. Isto é, quanto o cliente gasta toda vez que compra seu produto ou contrata seu serviço.
Para entender isso melhor é utilizada a métrica conhecida como Ticket médio. É um número bastante importante, já que mostra qual o valor médio que seus clientes gastam quando compram de você. Para calcular é preciso dividir a receita gerada com as vendas pelo número de pedidos efetuados. Se esse número for maior que o custo de aquisição, ótimo; senão, você está perdendo dinheiro.
Esse parâmetro também pode ser importante na hora de reestruturar promoções, por exemplo. Pode ajudar a equipe de Vendas da sua empresa a estipular as metas e objetivos para um semestre e calcular quantos clientes precisam comprar para alcançar o que foi planejado anteriormente.
5. Abandono de carrinho
Esse pode ser um complemento oposto da sua Taxa de Conversão e serve como parâmetro para descobrir se, por exemplo, a página de checkout do seu site é eficiente ou não para o seu consumidor. O importante, nesse caso, é identificar o que fez com que aquele cliente desistisse de realizar a compra e corrija o que for necessário para diminuir essa taxa.
Dica: Como vender pela internet: os segredos que não contaram para você!
Essa métrica é calculada por meio do número de clientes que entram no seu site, selecionam um produto e, na hora do pagamento, desistam de finalizar a compra.
6. Sua verdade
Óbvio que as taxas têm grande importância para qualquer negócio, afinal, elas são demonstrativos de que as estratégias estão funcionando ou não, além de permitirem a avaliação e monitoramento constante para saber o que precisa ser otimizado antes que se torne um problema mais sério para a sua empresa. Porém, apenas isso não basta para garantir o sucesso em marketing.
Além de todas as questões técnicas, que servem como parâmetro para avaliar se o trabalho da sua agência está sendo bem feito, outro ponto importante e fundamental para a garantia de bons resultados para o seu negócio é a diferenciação da sua marca em relação aos seus concorrentes de mercado.
Dica: Storytelling: aprenda a contar a história da sua marca de forma poderosa
Sua opinião está sendo ouvida? Os valores e propósitos da sua empresa estão sendo transmitidos para as ações de comunicação e marketing? Muitas vezes, o sucesso em Marketing Digital está relacionado à essa diferenciação dentro do segmento de mercado, tornando a sua companhia diferente para o seu cliente por conta de valores únicos e exclusivos, não apenas por taxas e métricas.
Mostrei no texto acima como ter sucesso em marketing não é uma tarefa fácil. É preciso muito esforço, conhecimento, paciência, atenção para mensurar quais estratégias estão funcionando e o que não está, mas, principalmente, a transmissão dos valores que você e a sua empresa acreditam ser fundamentais para a construção de um negócio justo e eficiente.
Com o auxílio de uma agência de Marketing Digital, as suas chances de realizar ações mais eficientes são maiores. Você quer isto para sua empresa? Então conte conosco!
Entre em contato e dê o primeiro passo para alavancar os resultados da sua empresa e alcançar o almejado sucesso em marketing!
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!