Você já ouviu falar no Marketing BI? Veja bem: estamos vivendo uma mudança poderosa nas estratégias de mercado de várias empresas e quem está no centro dessa transformação é o BI (Business Intelligence), muitas vezes, combinado a uma série de tecnologias, como machine learning e inteligência artificial.
Uma das maiores tendências atuais, por sua vez, é unir o BI ao Marketing Digital, ou seja, reunir dados importantes sobre o seu negócio e transformá-los em insights para tomar decisões estratégicas e melhor fundamentadas.
Quer entender todos os detalhes sobre esse processo? Venha comigo!
A união de Marketing Digital e BI
O Business Intelligence pode ser extremamente útil para uma estratégia de Marketing bem elaborada. Embora tenha se mostrado como tendência nos últimos anos, o uso de BI não é tão recente.
As primeiras ferramentas de Business Intelligence foram introduzidas no Marketing no início dos anos 2000. Hoje em dia, é prática comum aliar Marketing Digital e BI, como a utilização de metodologias de análise de dados para projetos de fidelização de clientes, para as estratégias de cross-selling, para a previsão de demanda, e assim por diante.
O Marketing BI, ao combinar as metodologias do Marketing com as capacidades analíticas do BI, consegue melhorar o desempenho dessas estratégias e, por isso, merece a nossa atenção!
Ao longo dos anos, a facilidade de uso de softwares aumentou, e os modelos preditivos tornaram-se cada vez mais eficazes. Hoje, no entanto, há novos desafios a serem abordados: os dados disponíveis, tanto internos quanto externos, aumentam constantemente.
Essa gigantesca fonte de dados é transformada em informações e insights porque, em qualquer negócio orientado a dados, a capacidade das empresas de competir e serem eficazes depende disso.
Desafios do Marketing moderno
A era da informação trouxe uma enxurrada de dados aos líderes de Marketing — e isso é ótimo. Afinal, mais informações, mais poder de decisão. Porém, a realidade não é tão simples assim…
Com tantas informações disponíveis, o verdadeiro desafio é conseguir analisá-las e interpretá-las de forma eficaz, transformando um punhado de fatos em estratégias de alta performance.
É aqui, então, que entra o BI.
Business Intelligence para decifrar dados
O Business Intelligence é como um tradutor, que transforma dados em recomendações estratégicas. Com ele, é possível identificar padrões, tendências e tomar decisões baseadas em informações concretas.
Sendo assim, ele é valioso para líderes de Marketing que precisam entender o mercado, seus concorrentes e seus clientes, e também prever demandas, ajustar campanhas e melhorar o desempenho das suas estratégias.
Mas, para sair da teoria e colocar o BI em prática, não tem como fugir: será necessário investir em ferramentas robustas para conseguir coletar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de dados com eficiência.
As estratégias de BI no Marketing
Há diversas formas pelas quais o Marketing Digital pode fazer uso dos processos de Business Intelligence. Conheça algumas:
Análise de dados
Já é possível trabalhar com análises em tempo real a partir de dados demográficos e comportamentais de usuários. As campanhas de mídia social e de mecanismos de busca podem se beneficiar da análise estruturada usada por especialistas em BI.
O SEM (Search Engine Marketing), por exemplo, está tomando cada vez mais uma posição analítica, já que muitas plataformas de análise (como o Google Analytics) fornecem uma profundidade de dados que inclui dados demográficos básicos e comportamento de pesquisa de usuários.
Ainda, dados de engajamento de redes sociais são uma ótima maneira de obter um bom vislumbre da demografia geral (idade, gênero, localização) dos usuários que se envolvem mais com a empresa de forma online.
Segmentação de mercado
Com o BI, os profissionais de Marketing podem segmentar o mercado com base em diversos critérios, como demografia, comportamento de compra, interesses e localização geográfica.
Isso permite direcionar campanhas específicas para grupos de clientes mais propensos a responder positivamente.
Essa visão pode influenciar suas estratégias de E-mail Marketing, mídia paga, CRO e até de vendas.
Dica: Segmentação de mercado: um guia completo com dicas!
Análise da concorrência
Todo mundo sabe que acompanhar o mercado e, em especial, a concorrência, é muito importante para se manter atualizado e adaptar as próprias estratégias.
Mas poucos sabem como fazer isso de fato.
Nesse sentido, o BI é uma ferramenta que agrega muito valor, porque também possibilita o monitoramento das atividades dos concorrentes, uma compreensão maior do mercado e ajuda a identificar oportunidades ou ameaças.
Publicidade
Fornecer dados abrangentes do público-alvo por meio de plataformas offline e online pode ajudar a melhor direcionar as campanhas. O BI permite que as empresas elaborem padrões de comportamento do seu público ideal em múltiplas formas de mídia, incluindo televisão, rádio, impressos e on-line.
Clique no banner abaixo e saiba como a mídia paga e a mídia orgânica podem andar de mãos dadas fazendo com que a sua estratégia de Marketing Digital alcance melhores resultados!
Previsão e planejamento
Um dos principais “superpoderes” do Marketing BI é permitir que a gente consiga prever tendências de forma confiável, usando dados históricos e atuais.
As aplicações desse tipo de recurso são muitas, mas, destaco principalmente a capacidade de planejar estratégias de longo prazo com maior confiabilidade e ajustar táticas conforme necessário para alcançar metas de negócio específicas.
Estratégia de conteúdo
O BI, a partir de Big Data, pode dar aos profissionais de Marketing uma boa ideia acerca de seu público-alvo. Assim, eles podem compreender qual tipo de conteúdo on-line resulta em maior tráfego e conversões.
Isso dá à empresa uma ideia sobre o que está interessando mais ao seu público-alvo, permitindo a modificação da sua estratégia de conteúdo no futuro.
Conseguiu visualizar a importância do Business Intelligence no seu negócio? Então comece a pensar na integração de Marketing Digital e BI na sua empresa!
Implementando Marketing BI na sua empresa
Implementar Marketing BI na sua empresa pode parecer desafiador, mas, com as etapas certas, o processo pode se tornar mais simples do que você imagina. Vou te explicar o passo a passo:
1. Defina seus objetivos
Defina claramente quais são os objetivos da estratégia de Marketing BI. Quer aumentar as vendas? Melhorar a fidelização de clientes? Conhecer melhor o comportamento do consumidor?
Com propósitos claros, você terá um norte para seguir com as próximas etapas.
Dica: 7 objetivos de Marketing para alcançar
2. Colete dados
Reúna todos os dados disponíveis que ajudem a alcançar esses objetivos. Isso inclui dados de vendas, comportamento de clientes, conversões nas diversas etapas do funil, entre outros.
Quanto mais completo for o levantamento, mais ricas serão as análises. Por outro lado, um excesso de variáveis pode demandar maior esforço computacional e gerar conclusões ineficazes.
Então, aqui eu te recomendo definir de forma bem estratégica quais são os dados essenciais e que, de fato, influenciam os KPIs mais importantes.
3. Escolha as ferramentas de BI
Escolha as ferramentas de BI que serão usadas para analisar esses dados. Existem várias opções no mercado, então é importante escolher aquela que melhor se adapta às necessidades e objetivos da sua empresa.
As mais conhecidas são o Looker Studio, do Google, e o Power BI, da Microsoft. Aqui na Orgânica, usamos muito o Looker!
4. Analise os dados
Com os dados coletados e as ferramentas em mãos, é hora de analisar. Use essas informações para entender padrões, prever tendências e tomar decisões.
É possível fazer algumas análises mais básicas sem contar com profissionais especialistas em ciência de dados. Entretanto, se você quiser explorar o potencial do Marketing BI com maior profundidade, provavelmente vai precisar contratar pessoas com know-how teórico e ferramental.
5. Implemente estratégias
E de nada serve fazer todos os passos anteriores, se eles não forem usados a favor dos resultados da empresa, concorda?
Com base nos insights obtidos nos dados, discuta com o time os ajustes que podem ser feitos nas estratégias de Marketing para aumentar as chances de conversão e impulsionar o ROI.
Entre as ações, estão o ajuste de campanhas, criação de promoções novas, segmentação mais precisa do público, entre outras.
6. Monitore e ajuste
E, como em qualquer projeto de gestão, precisa existir espaço na rotina para o monitoramento dos dados e ajustes. Por isso, não posso deixar de te lembrar: acompanhe e analise as métricas das suas estratégias.
O Marketing BI é um processo contínuo, então esteja preparado para ajustar suas táticas conforme necessário!
Leve inteligência às suas estratégias!
Ao longo desse bate-papo, falei como o Marketing BI pode transformar dados em decisões melhores e ajudar a sua empresa a se destacar no mercado.
A Orgânica é uma agência de Marketing Digital inovadora e preparada para ser sua parceira estratégica nesse processo!
Nossa metodologia Content+Performance combina o melhor do conteúdo com o desempenho, garantindo que o seu negócio alcance resultados de forma muito mais efetiva — e eficiente.
Aproveite para conversar com nossos especialistas!