Como um bom gerente, você pesquisa a fundo todas as possibilidades existentes para gerar bons negócios para a empresa na qual trabalha, não é mesmo? E, em uma dessas oportunidades, é bem provável que tenha se deparado com informações acerca do Inbound Marketing.
Sendo assim, você deve conhecer as maravilhas que essa estratégia pode fazer, melhorando a imagem da corporação, gerando tráfego, estimulando o engajamento e, claro, trazendo várias oportunidades de vendas por meio da geração de leads.
Porém, para executá-la, é preciso aplicar recursos. E a diretoria necessita de garantias para tirar a mão do bolso.
Afinal, como convencer o seu chefe a investir em Inbound Marketing? Neste artigo, você saberá a resposta para essa pergunta e poderá, finalmente, aplicar essas ações na sua empresa. Acompanhe a seguir!
Dica: Inbound Marketing: 11 dicas para que sua empresa venda 600% mais
Eduque sobre o Inbound Marketing
Para começar, é preciso explicar como funciona a estratégia e as etapas do funil. Lembre-se que nem todos têm um conhecimento aprofundado sobre o ambiente digital. Uma boa ideia é colocar-se na posição do usuário. Afinal, mesmo que os diretores não entendam sobre o marketing on-line, navegam na internet rotineiramente.
Primeiro, mostre a eles as pesquisas nos mecanismos de buscas. Isso gerará uma identificação com as próprias ações. Explique que sempre que um usuário tem uma dúvida, ele recorre à ferramenta, o que, no Inbound Marketing, é conhecida como a etapa da atração.
Depois, ao encontrar uma resposta em um dos resultados, mostre artigos altamente relevantes e como eles dialogam com a persona, estimulando a aquisição de leads. Ou seja, a etapa da conversão.
Por fim, mostre como é feita a nutrição por meio do e-mail marketing, estabelecendo um relacionamento com o consumidor e firmando-se como autoridade no assunto. Não se esqueça de frisar que todas as ações são mensuráveis e, portanto, é possível detectar o momento correto para fazer uma oferta. Chegando, assim, à fase do fechamento do negócio.
Ilustrações, planilhas e exemplos são muito bem-vindos. Ao entender melhor o funil de vendas, o seu chefe ficará mais suscetível a aceitar suas sugestões.
Apresente dados e estatísticas
Um bom argumento é a base para demonstrar um ponto de vista. E, no ambiente empresarial, há algo mais convincente do que dados e estatísticas?
Eis aqui algumas métricas que dirão, em poucas palavras (ou números) o que o Inbound Marketing representa no contexto do mercado atual:
-
81% dos consumidores realizam pesquisas on-line antes de fechar uma compra;
-
71% das empresas brasileiras adotam o Marketing de Conteúdo;
-
68% dos executivos consideram o Inbound Marketing uma estratégia efetiva;
-
o custo por lead é 3 vezes menor em empresas que fazem a prospecção por meio do inbound.
Mas esse não é único modo de usar os números como aliados. Planilhas comparativas, que revelam os gastos e resultados atuais com expectativas relacionadas à adoção da nova estratégia, podem mudar a perspectivas do seu chefe.
Mostre cases de sucesso
Nada melhor do que levar a teoria à prática, não é mesmo? Então, que tal apresentar alguns casos de empresas que obtiveram bons resultados com a metodologia Inbound?
Com uma rápida busca no Google, você pode encontrar diversos exemplos. Foque naqueles que atuam no mesmo segmento de mercado ou se encontram em uma situação financeira semelhante à do seu negócio.
É possível, inclusive, que alguns dos seus concorrentes adotem a estratégia e colham bons resultados. Seu chefe certamente não vai querer ficar para trás!
Agora você está pronto para mostrar para a diretoria da sua empresa que vale a pena investir em Inbound Marketing! E, se você quiser evitar erros na hora de escolher a melhor agência de Inbound Marketing para traçar sua estratégia, confira também:
Dica: A Orgânica é uma premiada Agência de Inbound Marketing. Saiba mais!