Se você trabalha com SaaS (Software as a Service) ou com algum produto ou serviço por assinatura, saiba que o churn é um indicador que representa a taxa de clientes que cancelam um serviço em determinado período de tempo.
Me acompanhe para entender como calculá-lo, qual a taxa ideal de churn e como fazer para reduzi-lo!
Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar!
Como calcular o Churn
Para calcular o churn mensal, proceda da seguinte maneira:
Divida o número de clientes que cancelam o serviço no mês pelo número inicial de clientes.
Assim, se uma empresa possui 200 clientes iniciais, e 8 deles cancelaram o serviço, o churn desse mês foi de 4%.
Churn x Churn de receita
Enquanto o churn representa o número de clientes que cancelaram o serviço em determinado período, o churn de receita representa o quanto de receita foi perdida com o cancelamento desses clientes.
Por exemplo: se 4 clientes cancelaram os serviços e, na soma da receita perdida, o resultado foi R$ 600,00, o churn de receita é de R$ 600,00.
Qual a taxa ideal de Churn?
O churn ideal deve ficar situado em torno de 5-7% ao ano. Leve em conta, porém, que esse monitoramento deve ser mensal.
Se o churn estiver alto, isso pode se tornar um problema a longo prazo, porque significa que a sua empresa está conseguindo atrair novos clientes, mas não consegue mantê-los!
Como reduzir o Churn?
Invista na qualificação de leads
Antes de aumentar o número de assinaturas do seu serviço, invista na qualificação dos seus leads, garantindo que os seus clientes realmente vão usufruir dos benefícios do serviço.
Muitas vezes, o cliente não sabe usar o serviço na sua totalidade, e isso acaba fazendo com que ele cancele o mesmo. A dica é que sejam oferecidos tutoriais de uso, de preferência em vídeo, mantendo um canal de comunicação disponível para o cliente poder tirar suas dúvidas — escreva blog posts de casos de sucesso dos clientes da empresa, por exemplo.
Invista no relacionamento com o cliente
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir no relacionamento com os seus clientes, conhecendo-os melhor, entregando aquilo que eles realmente precisam, fazendo pesquisas, vendo como os seus serviços podem ajudá-los. Dessa forma, a sua empresa estará dando um passo importante no processo de fidelização de clientes.
Outro ponto que pode contribuir com o relacionamento é oferecer benefícios aos seus clientes, assim como é feito em programas de fidelidade e clubes de vantagens. Através desses benefícios, é possível encantá-los por meio de diferenciais que agregam no relacionamento e superam as expectativas!
Dica: Como conquistar clientes com o Marketing Digital!
Mantenha o seu serviço atualizado
Entregue valor para o seu cliente mantendo o seu serviço atualizado. Muitas vezes, uma empresa perde clientes por não acompanhar as mudanças ocorridas no mercado. Fique de olho na sua concorrência e ofereça o melhor para os seus atuais clientes.
Gostou do conteúdo? Vimos a importância de manter a taxa de churn o mais baixa possível e como proceder para isso. Se você gostou das dicas e quer contar com o apoio de uma agência de Marketing Digital, basta entrar em contato conosco!