Não levou muito tempo para os mecanismos de buscas e as redes sociais entenderem que, quem controla o tráfego das pessoas na Internet, controla também o fluxo de caixa!
Isso acontece através dos anúncios exibidos de forma personalizada para perfis específicos de pessoas, escolhidos pelos clientes.
E, quando digo "clientes", estou me referindo a você e sua empresa, uma vez que as grandes plataformas alugam os espaços delas (e os tipos de anúncios ideais) para você divulgar os seus produtos ou serviços.
Meu nome é Guilherme e apresentarei a seguir os principais tipos de anúncios de Marketing Digital com um guia para você começar a anunciar!
As principais plataformas de anúncios de Marketing Digital
Quanto maior o número de usuários em uma plataforma, maiores as chances de uma empresa oferecer espaços de anúncios capazes de colocar seu produto ou serviço na cara do cliente certo.
É por isso que gigantes como Google e Meta fazem tanto dinheiro na Internet: milhões de pessoas trafegam todos os dias nesses canais (além de muitos outros)!
Até por isso que as principais plataformas de anúncios de Marketing Digital são:
- Google Ads;
- Meta Ads;
- TikTok Ads;
- LinkedIn Ads;
- Twitter Ads;
- Pinterest Ads, entre outras plataformas de mídia programática.
Como se não bastasse o enorme tráfego, as pessoas que utilizam esses canais (os usuários) dão informações pessoais capazes de filtrá-las por grupos de gênero, localização, interesses e outras informações.
Os anúncios de Marketing Digital são como “mísseis teleguiados”: você define um número de alvos em uma rede e exibe os anúncios somente para eles.
Isso aumenta significativamente as chances do anúncio ser acessado e, por exemplo, converter a audiência em possíveis clientes: os leads.
Dica: Qual a relação entre Google Ads e Inbound Marketing?
Tipos de anúncios de Marketing Digital
1. Anúncios de pesquisa
Anúncios de pesquisa são uma forma de publicidade online que envolve a exibição de anúncios em mecanismos de busca.
O objetivo é fazer com que esses anúncios apareçam para usuários que realizam pesquisas correspondentes à empresa, produto ou serviço oferecido pelo anunciante.
Sabe aqueles resultados que aparecem primeiro quando você faz uma busca no Google? É deles que estou falando!
Esse tipo de anúncio geralmente funciona com base no custo por clique (CPC), ou seja, o anunciante paga apenas quando um usuário clica em seu anúncio. Nesse caso, o valor pago por clique pode variar dependendo da concorrência pelas palavras-chave utilizadas e da relevância dos anúncios para as pesquisas do usuário.
Confira a aula sobre Google Ads que meu sócio, Lauro Becker, fez para nosso curso de Marketing Digital gratuito:
2. Anúncios de Display
Anúncios de Display são parecidos com os anúncios do Marketing Tradicional em outdoors, mas com a vantagem que só o digital nos traz: o usuário pode clicar no anúncio e ser levado imediatamente a um site, landing page ou até uma conversa do WhatsApp.
Outra enorme vantagem dos anúncios Display é que você pode criá-los usando diferentes tipos de cabeçalhos, imagens e vídeos.
Só que, em vez do Display ser estático, um algoritmo usará os materiais disponibilizados para gerar variações do anúncio com as maiores chances de ser clicado.
3. Anúncios em vídeo
Anúncios de Display são capazes de exibir vídeos, uma vez que Display é um tipo de anúncio veiculado em diferentes plataformas de uma vez.
Só que os anúncios em vídeo são indicados para engajar quem já está assistindo um conteúdo audiovisual.
Mas isso também não limita a exibição do anúncio em vídeo em páginas relacionadas: o vídeo poderá ser exibido em páginas de pesquisas ou até durante a navegação do usuário em conteúdos semelhantes, por exemplo.
4. Posts patrocinados
Posts patrocinados em redes sociais (como acontece no Facebook ou Instagram) é o formato capaz de criar um anúncio com estrutura idêntica à de um post comum.
O objetivo não é enganar o usuário, mas inserir o anúncio de forma não-invasiva no feed dele.
Além desse tipo de post patrocinado, há a velha promoção de conteúdos pagos em blogs e plataformas de outras empresas ou portais de conteúdo.
A meta aqui é familiarizar o usuário com a marca através de uma apresentação rica e uma oferta valiosa!
5. Anúncios nativos
Seguindo na mesma linha dos posts patrocinados, os anúncios nativos são aqueles divulgados em blogs e plataformas de outras empresas ou portais de conteúdo.
A ideia é serem peças publicitárias não-invasivas, capazes de se adaptar naturalmente a qualquer tipo de página.
Geralmente apresentam informações ricas e são mais contextualizados do que os anúncios em Display, por exemplo, e isso só é possível pelo uso de inteligência artificial — que lê o perfil e a atividade dos usuários para criar as mais sucintas combinações de conteúdos!
6. Anúncios em e-mail
Anúncios em e-mail também são ótimos jeitos de entregar uma mensagem (ou chamar o lead para a ação) de forma íntima e personalizada.
A única cautela é que muitos usuários podem considerar um anúncio em e-mail muito invasivo, ou pior: spam!
Para evitar esse problema, a mensagem precisa ser muito bem planejada para ter algo de valor real para comunicar — e o botão de cancelar o recebimento das mensagens não pode ficar escondido.
Dica: Copy para Marketing Digital: o que é copywriting + exemplos!
Como fazer anúncios de Marketing Digital?
Já não vivemos mais na época em que injetar dinheiro em anúncios era suficiente para trazer resultados.
Para criar uma boa campanha de anúncios de Marketing Digital, é preciso um planejamento afiado para:
- Decidir quais tipos de anúncios (e para quem) serão veiculados;
- Criar uma métrica de comparação para entender se a campanha foi um sucesso ou não.
Com isso em mente, algumas fases dessa criação são fundamentais na hora de planejar uma campanha de anúncios:
- Começando pela definição do objetivo, que identifica um resultado único e acionável para cada grupo de anúncios;
- Seguindo para a identificação do público-alvo para segmentar os anúncios com base em interesses, dados demográficos e comportamento de navegação (evitando que o anúncio seja exibido para pessoas fora do perfil ideal);
- Definição do orçamento para criar a melhor solução com os recursos disponíveis;
- Escolha da plataforma, na tentativa de ir até onde o público ideal passa a maior parte do tempo;
- Tipo de anúncio, também pensando no tipo de conteúdo que o público ideal responderá com imediatismo;
- Criação dos anúncios em si, geralmente com o auxílio de redatores e designers;
- E a definição das métricas de sucesso: as condições que, quando atendidas, indicarão que a campanha deu certo.
Dica: A chave para um plano de mídia imbatível: 10 dicas de sucesso
Impulsione sua estratégia de Marketing Digital com anúncios!
Ter um negócio na Internet usando anúncios de Marketing Digital é um dos jeitos mais efetivos de mostrar todo o potencial que o seu produto ou serviço oferece.
Na verdade, é quando o Inbound Marketing é integrado na construção de uma campanha de anúncios que a gente pode esperar um impulsionamento dos resultados sem igual!
Se você está precisando de ajuda para expandir a visibilidade da sua marca e gerar mais leads qualificados, dê o próximo passo agora mesmo falando com um de nossos especialistas.
Afinal, a Orgânica é considerada uma das melhores agências de Marketing Digital do Brasil. Aproveite e venha ser "o melhor do Brasil" com a gente!