Análise SWOT (FOFA): o que é, como fazer e como aplicar


Guilherme de Bortoli

Por   

 03/06/2024 

CEO da Orgânica, tem 20 anos de experiência em projetos de marketing digital e vendas.

✓ Conteúdo criado por humano

Também conhecida como FOFA, a análise SWOT é uma técnica importantíssima para o planejamento estratégico da sua empresa e, claro, para o Marketing Digital! Basicamente, ela permite uma avaliação completa do negócio, tanto interna quanto externa.

No competitivo mundo dos negócios, essa análise é indispensável: conhecer suas forças e oportunidades permite que você invista nos pontos certos, enquanto entender suas fraquezas e ameaças ajuda a evitar riscos desnecessários.

Passo a passo: como fazer um plano de Marketing Digital em sua empresa

O que é uma análise SWOT?

Na prática, a análise SWOT é uma técnica que ajuda a mapear os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças do ambiente em que a sua empresa está inserida.

SWOT é uma sigla em inglês que representa Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Então, em português, a sigla é FOFA.

Veja em detalhes cada um dos elementos:

  • Strengths (Forças): são aquelas coisas que a sua empresa faz de melhor! Pode ser uma ótima equipe, uma marca reconhecida ou um produto inovador que faz os olhos dos clientes brilharem;
  • Weaknesses (Fraquezas): essas são as áreas em que sua empresa não brilha tanto quanto poderia. Desde uma logística complicada até uma equipe que precisa de mais treinamento ou um produto que recebe muitas reclamações;
  • Opportunities (Oportunidades): elas representam os caminhos que sua empresa deve seguir para crescer. Pode ser a entrada em um novo mercado, uma boa parceria ou até uma tendência de mercado para aproveitar;
  • Threats (Ameaças): são os obstáculos que podem atrapalhar o seu progresso. Por exemplo, o preço praticado pela concorrência, mudanças na legislação ou uma crise econômica inesperada.

Ao fazer uma análise SWOT, a gente divide esses quatro elementos em uma matriz. De um lado, temos as forças e fraquezas. Do outro, as oportunidades e ameaças. Veja:

Análise SWOT ou FOFA

A grande sacada da análise SWOT não é somente identificar esses elementos, mas transformá-los em ações concretas para o seu negócio!

Em outras palavras, você identifica uma força e a amplifica. Quando encontra uma fraqueza, trabalha para fortalecê-la. Ao avistar uma oportunidade, corre atrás dela com tudo que tem. E, é claro, quando enxerga uma ameaça, você se prepara para enfrentá-la!

Dica: 28 maiores tendências de Marketing Digital para 2024

Os 4 elementos da matriz SWOT (FOFA)

Agora, vamos contar com um pouco da nossa imaginação para analisar cada um dos elementos da matriz SWOT na prática:

Suponha que você é líder de Marketing em uma pequena empresa de tecnologia, que desenvolve um software inovador para gestão de tarefas.

É hora de planejar o trimestre e, considerando que houve mudanças significativas nos objetivos da empresa, esse é um bom momento para fazer uma nova análise SWOT.

Vamos seguir com o exemplo?

Strengths (Forças)

A empresa de tecnologia possui uma equipe altamente qualificada e oferece um software inovador no mercado.

Nesse cenário, suas forças estão na competência técnica de seus funcionários, na qualidade de seu produto e na excelente reputação que construíram com os clientes — ainda que não sejam tantos, pelo fato de ser uma organização de pequeno porte.

Essas forças dão à empresa uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, fazendo-a se destacar no mercado.

Weaknesses (Fraquezas)

Mas como nem tudo são flores, é claro que a empresa apresenta franquezas!

A principal é a falta de capital de giro para investir em novas tecnologias e expandir sua linha de produtos.

Além disso, ela tem uma estrutura organizacional enxuta, o que pode limitar a capacidade de absorver a entrada de novos clientes.

Identificar e enfrentar essas fraquezas é um passo fundamental para que a empresa continue rumo ao desenvolvimento.

Opportunities (Oportunidades)

Continuando com o exemplo, a empresa de tecnologia enxerga várias oportunidades em seu nicho.

Com a alta demanda por soluções tecnológicas, especialmente por parte de empresas que estão vivendo a transformação digital, ela tem a chance de expandir para novos mercados e segmentos de clientes, de diversos portes.

Além disso, fazer parcerias estratégicas com universidades pode abrir portas para colaborações e desenvolvimento conjunto de produtos, com custo mais baixo.

Essas oportunidades são caminhos promissores para o crescimento e a expansão da organização!

Modelo de Processo para definição de Perfil de Cliente Ideal (ICP) e Personas

Threats (Ameaças)

No entanto, há também ameaças que a organização precisa enfrentar.

A concorrência no setor de tecnologia é acirrada, com novas empresas entrando no mercado todos os dias.

Além disso, há mudanças rápidas nas tendências tecnológicas e legislações que podem representar desafios para ela.

Por isso, é necessário atenção a essas ameaças para agir com rapidez e se adequar às mudanças do ambiente externo o quanto antes.

Como fazer uma boa análise SWOT (FOFA)

Lá no começo do exemplo, eu falei sobre um planejamento trimestral. Essa é, sinceramente, a periodicidade na qual eu acho que a análise SWOT deve ser refeita.

Afinal, quando a gente pensa no mundo dos negócios, vence quem se adapta antes!

Se a partir do movimento do mercado a sua força acaba se tornando uma fraqueza, com a análise SWOT sendo feita a cada três meses, você consegue contornar isso rapidamente.

“Ah, Guilherme! Trimestral não dá”. Beleza, então pelo menos uma vez ao ano, ok?

Isso porque realizar uma análise SWOT regularmente traz inúmeros benefícios: ajuda a manter a empresa alinhada com as tendências do mercado, permite uma resposta rápida a mudanças e fortalece o planejamento estratégico.

Ao revisar e ajustar frequentemente, você garante que está sempre um passo à frente, pronto para se adaptar e crescer!

Então, que tal começar a sua análise SWOT hoje mesmo?

Com honestidade, objetividade e um olhar atento para o ambiente interno e externo, você vai se colocar no caminho certo para tomar decisões estratégicas e eficazes.

E aqui estão outras recomendações minhas para guiá-lo nessa jornada:

  1. Apenas comece: por mais que as primeiras análises possam ser mais falhas, isso faz parte do processo de aprendizado e o mais importante é inserir na rotina da empresa para ir aprimorando ao longo do tempo;
  2. Identifique os elementos internos e externos: olhe para dentro da sua empresa e para o ambiente ao seu redor, identificando as competências e os recursos que possui, e quais as mudanças que podem afetar o seu negócio;
  3. Seja honesto: reconheça tanto os pontos fortes quanto os fracos, sem filtros, incentivando o conflito de ideias para que todos os envolvidos na análise exponham suas próprias visões;
  4. Diversifique as fontes de informação: realize pesquisas tanto com os clientes, quanto com o time de colaboradores, que têm a visão do todo. Inclusive, em alguns casos, o anonimato dessas entrevistas facilita muito o levantamento de informações mais assertivas;
  5. Mais dados, menos achismos: considere o cenário do mercado, as tendências e as expectativas dos clientes se guiando por dados também, pois ajudarão a entender o contexto com mais confiabilidade;
  6. Planeje estratégias com base nas informações: use as informações da análise SWOT para orientar a criação de estratégias e planos de ação, sempre acompanhando os dados.

Dica: O que é Fatia de Mercado (Market Share) e como aumentá-la?

O que análise SWOT tem a ver com Marketing?

A resposta rápida é curta e grossa: tudo!

A mais demorada é que, óbvio, você só vai conseguir elaborar estratégias de Marketing efetivas se compreender profundamente o ambiente interno e externo do seu negócio. E a análise SWOT pode ser um bom primeiro passo!

Por exemplo, em um planejamento de comunicação, eu certamente não vou enfatizar as minhas fraquezas! Eu vou focar nas forças e “atacar” as fraquezas dos meus concorrentes.

Com a ajuda da FOFA, é possível planejar as táticas que serão utilizadas naquilo que se quer investir e naquilo que se quer evitar.

Veja como os resultados dessa análise são integrados às estratégias de Marketing:

  • Potencialize as forças: identifique as áreas onde sua empresa se destaca e use essas informações para criar mensagens de Marketing persuasivas. Enfoque seus pontos fortes para chamar a atenção dos clientes e diferenciar sua marca no mercado;
  • Mitigue as fraquezas: reconheça as áreas em que sua empresa pode estar aquém e trabalhe para melhorá-las. No Marketing, isso pode demandar a criação de conteúdos que esclareçam as principais dúvidas, envio de sugestões para times de vendas e Customer Success, etc.;
  • Explore as oportunidades: mapeie as demandas do mercado que podem beneficiar sua empresa. Isso serve para criar campanhas de Marketing que realcem essas oportunidades e alcancem novos públicos-alvo;
  • Monitore as ameaças: esteja atento às ameaças externas que podem impactar negativamente sua empresa. Para isso, melhore suas estratégias de Marketing constantemente e proteja sua marca contra possíveis crises.

A análise SWOT, quando usada corretamente, permite um planejamento de Marketing muito mais eficaz — ajudando a entender onde sua empresa está agora, para onde pode ir e como chegar lá!

Guia prático: como escolher as Melhores Estratégias de Marketing para sua empresa

Vamos analisar seu negócio?

Você viu como a análise SWOT é uma técnica extremamente importante para a gestão empresarial. Falando em Marketing, isso se aplica de forma mais prática ainda!

Com a identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, suas estratégias são melhor direcionadas e seu investimento obtém um retorno mais satisfatório.

E, caso você deseje obter informações precisas sobre o seu negócio para continuar crescendo cada vez mais, conte com a Orgânica! Basta solicitar nosso diagnóstico de Marketing Digital gratuito agora mesmo!


Você quer
aumentar suas vendas
através do Marketing Digital?

Receba gratuitamente o Diagnóstico Content+Performance, a metodologia de Marketing Digital da Orgânica!

Quero saber como Vender Mais

Quer uma consultoria gratuita de marketing digital?

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.

Assine nosso blog

E entenda como transformar audiência em vendas.