As redes sociais têm um papel importante para empresas que investem em Marketing Digital. As publicações orgânicas tiveram prestígio durante muito tempo, devido a sua capacidade de alcançar muitas pessoas sem a compra de mídia. Os algoritmos, porém, foram atualizados, desfavorecendo as postagens. Esse cenário pode levar muitos a se perguntar: “será que ainda vale a pena a minha marca estar e anunciar no Facebook?”.
Neste artigo explicamos as mudanças de algoritmo, a diferença de alcance orgânico e pago e, como os profissionais podem ajudar. Acompanhe!
A queda do alcance orgânico
Sabe quando você publica alguma imagem, texto ou vídeo na página da sua empresa no Facebook? Esses são posts orgânicos, ou seja, gratuitos, que tem o objetivo de entregar conteúdo para aquelas pessoas que já fazem parte da sua audiência, que curtem ou seguem a sua fanpage.
Trata-se da quantidade de pessoas que você consegue atingir gratuitamente com posts na sua página. Há alguns anos, as empresas perceberam o valor disso para suas estratégias e mesmo os gestores de pequenos negócios começaram a utilizar a maior rede social com objetivos de divulgação.
No entanto, essa realidade mudou, devido ao aumento da concorrência. Segundo Brian Boland, vice-presidente de marketing de produto do Facebook, o algoritmo foi alterado com o objetivo de sortear e ranquear o que é mais importante para cada usuário.
Dica: Por que ranquear bem seu site na busca orgânica e como fazer isso?
As mudanças reduziram o alcance orgânico de muitas páginas. Em 2012, os conteúdos eram entregues a cerca de 16% das pessoas que curtiam uma fanpage. Em 2014, essa média reduziu para 6,5% e hoje já está em menos de 2%.
Em janeiro de 2018, o fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que, com o objetivo de cumprir a missão da empresa de ajudar pessoas a se conectarem umas às outras, o algoritmo favoreceria, a partir de então, publicações de perfis pessoais e grupos, diminuindo o alcance orgânico de páginas comerciais.
O aumento no alcance de público com anúncios
A primeira alternativa para contornar o limite do alcance orgânico é por meio do impulsionamento de posts. A partir de R$ 1,00 ao dia, você poderá exibir a sua publicação a pessoas que já curtiram a sua página. É possível também incluir os amigos desses usuários ou criar um novo público, mas para isso, é mais recomendável utilizar o gerenciador de anúncios.
Dica: Guia Completo sobre Inbound Marketing
Na opção, a criação de uma campanha é mais completa, com escolha de objetivos, segmentação de um público-alvo (não restrito a fãs de sua página) e criação de testes A/B. Você pode enviar a sua mensagem para pessoas que tenham o perfil de comprador ideal, ou seja, segmentar para o universo de usuários da rede social com base em dados como gênero, idade, comportamentos de compra, entre outros.
A rede mostrará uma média de quantas pessoas serão alcançadas com cada campanha com base no seu orçamento e isso ajuda a criar estratégias com mais previsibilidade.
Criar um anúncio é a melhor saída para atingir as personas de um negócio e obter os resultados desejados sem depender do alcance orgânico.
Assim como no Google Ads, é possível veicular campanhas com objetivos comerciais, porém anunciar no Facebook traz diversas possibilidades para se aproximar de um público que ainda não conhece a empresa. Ou que não está pronto para comprar, trabalhando outros níveis do funil.
Clique no banner abaixo e confira tudo sobre um método que vai revolucionar a forma com que sua empresa conquista clientes!
Nesse sentido, é perfeitamente possível ter sucesso com campanhas de geração de leads, aumento no reconhecimento da marca e remarketing, bastante comum em e-commerces.
A grande vantagem de anunciar no Facebook, portanto, é poder acessar a sua rede de mais de um bilhão de usuários, além dos baixos custos de investimento.
A importância de contar com profissionais para anunciar no Facebook
Anunciar no Facebook pode ser confuso para aqueles que não têm experiência. Além disso, as estratégias das campanhas contam muito para o sucesso. Nesse contexto, vale a pena procurar uma agência de Marketing Digital que não só coloque em prática as ações, como ofereça uma consultoria para segmentar o público corretamente, evitar erros e obter os retornos desejados com mais eficiência.