Antes, o conceito de 4 Ps — também chamado de Mix de Marketing — tinha quase tudo que os profissionais precisavam saber para planejarem ou colocarem em ação uma estratégia de Marketing funcional.
Só que o cenário mudou tão radicalmente com a chegada da Internet e a popularização dos celulares, que outros 4 Ps precisaram ser adicionados ao mix original para tornar o Marketing Digital mais assertivo e coerente.
Vou mostrar para você o que são — e para que servem — todos os 8 Ps do Marketing Digital: tanto os 4 primeiros quanto os 4 novos. Acompanhe!
Método 8 Ps do Marketing Digital
Conrado Adolpho, um dos maiores especialistas em Marketing Digital do Brasil, foi uma das primeiras pessoas a falar do quanto os 4 Ps não eram suficientes para criar uma estratégia de Marketing capaz de concorrer no mundo digital.
Conrado foi um propulsor tão importante na ampliação dos 4 Ps para os 8 Ps, que o conceito ganhou popularidade na educação estratégica do Marketing Digital no mundo inteiro — uma vez que ensinou como conectar as diferentes ferramentas de vendas modernas, em um fluxo uniforme de aplicação.
Por mais que Adolpho não estivesse tentando criar uma solução absoluta para o Mix de Marketing no meio digital, o olhar dele estava na atualização dos requisitos que essa nova era trazia aos profissionais que consumiam o digital para finalidades comerciais (o Marketing e as vendas).
Desde então, passamos dos 4 Ps para os 8 Ps do Marketing Digital:
Quais são os 8 Ps do Marketing Digital?
1. Produto
Produto é o primeiro P dentre os 8 Ps do Marketing Digital porque é o que você vende — e é uma das primeiras coisas que seus clientes enxergam sobre a sua marca.
Um produto não é apenas um objeto consumível: ele pode ser um serviço, uma transformação ou uma visão — e funciona melhor quando possui todas essas características de uma vez só.
Sem um produto sólido — ou seja, sem a necessidade do seu produto existir no mercado —, há poucas chances de você obter sucesso na sua empreitada.
Por isso, investir tempo contemplando e otimizando o produto é um dos passos mais importantes na direção do sucesso!
2. Preço
O que define o P no preço de um produto não é resultado de uma equação científica que cubra os custos, investimentos, distribuições e lucros para a sua marca.
Esses dados são indispensáveis, é claro — porque você não vai conseguir vender um produto para poucas pessoas ou que cause prejuízos financeiros —, mas a precificação não para por aí!
O P do seu preço precisa ser medido pelo valor da transformação que seu produto causará na vida do comprador. Isso é o que chamamos de "valor percebido" — um dos maiores determinantes de lucro no mercado.
3. Praça
O P de praça é o conceito relacionado a como seu produto chega até seu cliente — ou vice-versa.
Dedicar atenção à distribuição e à jornada de descoberta (e consciência) entre sua produção e seu comprador só é possível se você entende seu cliente:
- Onde ele vive?
- Do que ele gosta?
- Como faz compras?
Saber a diferença entre público-alvo e persona vai catapultar suas vendas, então recomendo que você leia esse nosso conteúdo para não ficar para trás:
Dica: Persona e público-alvo: entenda as principais diferenças
Também te indico nossa planilha calendário de conteúdo. Sabendo os canais em que sua persona está presente, basta você utilizá-la para planejar suas ações:
4. Promoção
O P da promoção não se trata de oferta nem liquidação: se trata de como o produto será divulgado.
Promoção (no sentido de promover, não ofertar) pode ser definido pelo que sua empresa faz para que o cliente ideal chegue até o seu negócio.
No Marketing Digital, um dos jeitos mais rentáveis de promover uma marca é através do Inbound Marketing com criação de conteúdo — algo que a Orgânica faz há mais de 15 anos, e que eu ensino frequentemente como fazer aqui no blog!
5. Pessoas
Pessoas é um dos 8 Ps do Marketing Digital que define o quanto você conhece os seres humanos envolvidos no seu negócio: da sua equipe ao seu consumidor.
- Você sabe o que forma uma equipe exemplar?
- A sua empresa presta um atendimento excelente aos seus clientes?
- Sabe qual vocabulário seus consumidores usam para se comunicar?
Volto a insistir no quanto você precisa saber o que é (e como construir) personas específicas para diferentes ângulos do seu produto — por isso, acesse o livro digital abaixo agora mesmo!
6. Processos
Você pode pensar no P de processos como os fluxos de trabalhos internos e externos que otimizam a geração constante de valor do seu negócio para sua equipe — e, consequentemente, para o seu público.
Tarefas claras, sistemas óbvios e rotinas previsíveis são só algumas das características que diminuem o tempo desperdiçado com processos estressantes, enquanto aumentam a produtividade e os resultados do seu produto!
7. Posicionamento
Também conhecido como o P da palpabilidade, posicionamento define como sua empresa é percebida pelo cliente.
Enquanto o produto é o material que representa a figura do seu negócio, o posicionamento é a personalidade dessa representação: a identidade, a autoridade e a voz usada para se comunicar com seu público ideal.
Posicionamento é outro item indispensável no domínio do seu nicho de atuação no mercado, então leia esse conteúdo para tornar seu posicionamento menos abstrato e mais assertivo:
Dica: Posicionamento de Marca: exemplos de Marketing Digital
8. Performance
O último dos 8 Ps do Marketing Digital é a performance: qual a proporção de resultados positivos que sua empresa resgata dos recursos investidos?
Para obter dados claros durante uma análise de performance, é preciso definir indicadores objetivos e pertinentes para medir o progresso (ou retrocesso) do ponto A para o ponto B — e assim em diante.
Não tem quebra-galho quando o assunto é categorizar, analisar e interpretar as métricas, então quanto mais cedo você aprender a fazer, melhor!
Comece lendo esse outro conteúdo aqui da Orgânica — ele tem tudo que você precisa:
Dica: Indicadores e métricas de Marketing Digital: saiba como usar
Como aplicar os 8 Ps?
Percebeu qual é o tema recorrente dos 8 Ps do Marketing Digital?
É o planejamento tático: um jeito seguro de não se lançar às cegas no oceano vermelho do mercado!
Identificar, melhorar e medir os pontos fortes e fracos em um produto são as bases de uma estratégia avançada, que não deixa dúvidas sobre quais são os próximos passos para praticá-la.
Só que, apesar dos 8 Ps ajudarem no posicionamento do seu negócio diante da competição, não é o único elemento que determina o sucesso como um todo: a competição em si é muito mais acirrada por razões que vão além do planejamento. Mas esse é um assunto para o nosso próximo encontro.
O que fica claro é que os métodos de vendas se transformam com frequência, e os 8 Ps do Marketing Digital são uma ótima amostra disso, já que continuam atravessando os anos e orientando novos negócios desde sua criação — na década de 1960.
Para poupar você de se perder nessas atualizações e metodologias, temos uma biblioteca de materiais gratuitos aqui na Orgânica!
Já a sua próxima leitura, eu também aproveito para indicar: nosso guia completo para montar estratégias que convertem de verdade!
Ou, então, entre em contato com a gente agora mesmo se o que você estiver precisando é da parceria de uma agência de Marketing Digital especializada!