Crise ---> Crie


Crise ---> Crie

Lembro como se fosse hoje, meus 15 anos, tinha uma professora que sempre falava a seguinte expressão: “…se a crise vier, então crie…”. E eu sabia que isso ia fazer sentido em algum momento.

Bem, quando trabalhei na área administrativa de uma indústria,mais precisamente por volta de 2009 a circunstância me aplicou uma espécie de “*proposição lógica” do tipo condicional “a -> b”, leia-se, “se a crise vier então crie”, e aquele foi o momento de “a arte imita a vida” ou a “ciência imita a vida” e para mim a expressão era verdadeira na teoria e na prática. A crise das hipotecas norte-americanas estourando, algo como se 1/3 de seus clientes tivessem te boicotado, isso requer criatividade. Fizemos diversas modificações na empresa, corte de custos desde alteração de horário de produção (alguns horários a energia é mais barata) até empréstimos que quitavam dívidas com juros menores, investimentos cortados, venda de bens…..lembro das grandes reuniões com bancários do alto calão nos meus recém 22 anos feitos. Apesar de termos tomado diversas medidas, a empresa carecia de experiência, maturidade e “educação escolar” e isso dificultou a “cultura da criatividade” que de uma certa forma ficou isolada, como se isola uma variável numa expressão matemática, a variável (cultura da criatividade) e a expressão matemática (os demais setores) num sistema isolado, a comunicação dos processos ditos de apoio eram quase inexistentes.

Eu fracassei.

Sim, mas aprendi muito, e hoje eu me encontro num outro setor, um setor de apoio, faço parte do outro lado da moeda e possuo maior experiência, maturidade e “educação escolar”.

Numa crise “sugere-se” que todo mundo passe por alguma dificuldade. Atualmente (com crise ou sem) o atendimento ao cliente é precário e quase que desconsiderado no cotidiano das empresas.

Crie (é aqui que entra o resultado do meu fracasso).

Vamos transformar o nosso tratamento e atendimento aos clientes um fator crítico de sucesso?

Vamos criar essa mentalidade/maturidade e difundi-la nos quatro cantos da empresa e atropelar essa instabilidade definitivamente antes que ela de fato nos atropele?

Empresas que estão crescendo neste momento difícil são as que percebem esse valor e praticam com excelência o tratamento ao cliente. Algumas Startups que desenvolveram gerenciadores financeiros pessoais e para pequenas empresas parecem ter descoberto essa fórmula e vêm crescendo de uma forma magnifica, inclusive ampliando os seus anúncios (RBS – Pretinho Básico entre outros) como se estivessem indo contra a maré.

  •         Como você atende o telefone? O e-mail? A porta?
  •         Deu os retornos prometidos? As entregas prometidas?
  •         Independente da sua função, tentou entregar um produto ou serviço que gerasse uma percepção de valor maior para o cliente?
  •         Tentou entregar antes os requisitos que mais possam fazer diferença para o cliente?

Vamos começar hoje!




Por
17/03/2016


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!